dieta da sopa
Crédito: Freepik
em

Dieta da sopa funciona? Modelo de cardápio e cuidados a ter

Antes de partir para a dieta, veja se ela é realmente indicada para o seu caso e para o seu estilo de vida

Ao falar em dieta da sopa, pode parecer que você vai comer uma sopinha rala o dia inteiro, mas não é assim que funciona. Na verdade, essa é uma adaptação da chamada dieta da sopa do Hospital do Coração que inicialmente foi desenvolvida para ser feita pelos pacientes do Hospital que precisavam emagrecer antes de operarem o coração.

Veja também: como fazer a dieta japonesa

A dieta da sopa funciona?

Essa é uma dieta nutritiva e muito leve, em que se come sopa de legumes com carnes magras no almoço e no jantar, além de frutas, iogurtes e chás nas outras refeições do dia. A dieta fornece uma boa quantidade de nutrientes ao organismo e é bem fácil de digerir, facilitando o trabalho do sistema gastrointestinal.

Também é uma dieta com baixas calorias, que estimula o emagrecimento. Ela pode ser feita durante uma semana, e de preferência quando estiver com menos atividades para fazer na rotina, evitando que lhe falte energia e acabe passando mal.

Então, ela é uma dieta que funciona, mas vai depender de cada pessoa e de cada organismo. Não é garantido que vai ter uma eliminação de gorduras rápida, e que essas gorduras não retornem depois do tempo da dieta, pois é preciso manter os cuidados alimentares após os 7 dias. Sendo assim, a única forma de saber se vai dar certo para você, é fazendo a dieta da sopa, com os cuidados necessários que vai ver ao final do artigo.

Modelo de cardápio para 3 dias

modelo de cardápio para dieta da sopa
Crédito: Freepik

Por ser uma dieta bastante leve e com poucas calorias, pode deixar o corpo mais fraco, em especial nas pessoas que costumam comer muitas calorias e gorduras ao dia. Então, é uma dieta que só pode ser feita por 7 dias.

Depois, pode ir aos poucos voltando a introduzir mais carboidratos e gorduras saudáveis nas refeições. Veja um exemplo para 3 dias de dieta, e converse com o seu nutricionista sobre as melhores adaptações de ingredientes para o seu organismo em particular.

Dia 1

  • Café da manhã: 2 ovos mexidos com creme de ricota ou queijo minas
  • Lanche da manhã: 1 copo de suco verde
  • Almoço/Jantar: sopa de legumes com atum
  • Lanche da tarde: 1 iogurte natural integral + 1 colher de sopa de coco ralado

Dia 2

  • Café da manhã: 1 xícara de caldo de ossos + 1 pera
  • Lanche da manhã: 1 xícara de chá de camomila sem açúcar
  • Almoço/Jantar: creme de abóbora com frango
  • Lanche da tarde: 1 fatia média de melancia + 10 castanhas de caju

Dia 3

  • Café da manhã: 1 iogurte natural integral + 5 morangos ou 2 kiwis
  • Lanche da manhã: 1 copo de suco de limão + 20 amendoins
  • Almoço/Jantar: sopa de tomate com carne moída
  • Lanche da tarde: 2 fatias de queijo em cubos com tomate cereja, azeite e orégano

Veja também: receitas de sopa para a dieta

Contraindicações e cuidados

Como viu, essa é uma dieta bem leve, quase sem carboidratos nos lanches, então não é tão simples de manter. É o tipo de dieta que pode fazer você sentir fome e ficar com muita vontade de comer, principalmente quando só pode tomar um chá entre as refeições e depois ter que comer um prato de sopa.

Por isso, pense bem se esse tipo de dieta vai dar certo no seu estilo de vida. Existem vários outros planos alimentares que contêm mais alimentos que saciam a fome para ajudar a emagrecer sem sofrimento. É por isso que é muito importante conversar com seu nutricionista antes de começar a fazer qualquer tipo de dieta.

Além disso, essa dieta não é recomendada para gestantes nem lactantes. Também não pode ser feita por pessoas com hipoglicemia nem por idosos. Se resolver fazer essa dieta, é recomendado não praticar atividades físicas, pois o corpo vai estar mais fraco do que o habitual.

3 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

sopa para dieta

Sopa para dieta: 6 deliciosas receitas para variar o cardápio

Exame com cera de ouvido para detectar câncer: entenda como