em

O que saber sobre a dieta CICO: a nova sensação das redes sociais

Já ouviu falar na dieta que permite comer de tudo e ainda emagrecer? É melhor saber a verdade sobre ela.
dieta cico
Designed by Freepik

Mais uma nova dieta está ganhando popularidade nas redes sociais e dividindo opiniões. Você já ouviu falar da dieta CICO? Ela tem esse nome porque, em inglês, significa “calories in, calories out”. Ou seja, “calorias entram, calorias saem”.

Mas será que essa dieta funciona? No que consiste? O que os médicos dizem sobre isso? Tire suas dúvidas agora para não acabar deixado sua saúde de lado em nome de uns quilinhos a menos, que podem acabar voltando em dobro depois.

O que é a dieta CICO e como funciona?

Muitas pessoas vivem uma busca incessante pelo emagrecimento de forma rápida e fácil. De preferência, sem deixar de comer as fast foods e comidas industrializadas que tanto gostam.

É justamente esse o princípio da dieta CICO. Ela garante que você consegue perder quilos de forma rápida, comendo o que quiser. A única regra é que deve gastar mais calorias do que come. Basicamente, é uma nova roupagem para a famosa dieta das calorias.

Vantagens e desvantagens

Para quem busca uma perda rápida de peso, sem deixar de comer o que mais gosta, mesmo que sejam alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes, a dieta funciona e isso é uma vantagem. Mas ao mesmo tempo é um engano. Perder peso não significa ser saudável, e sem saúde ninguém consegue sentir-se bem para viver plenamente.

Uma das desvantagens da dieta CICO é que a pessoa acredita que pode comer qualquer coisa desde que gaste mais do que consome. Isso é um grande erro, uma vez que você pode ingerir 500 calorias em uma refeição de forma saudável e as mesmas 500 calorias de forma não saudável.

É só imaginar o que muitas vezes acontece com praticantes da dieta CICO. Muitos acham que podem ingerir um hambúrguer com bacon e queijo derretido no almoço desde que depois queimem essas calorias na academia. O problema é que a porção calórica ingerida nessa refeição não é saudável. Há muita gordura ruim e carboidratos de fácil absorção.

Agora, se você ingere as mesmas calorias do hambúrguer em um grande prato de salada, com gorduras de qualidade, com fibras, proteínas magras, a história é outra. Você está nutrindo seu organismo com elementos saudáveis. Por isso, a dieta CICO pode ser muito perigosa se seguida sem acompanhamento nutricional e médico.

Para quem é recomendado?

Se não houver consciência e acompanhamento nutricional, a dieta CICO não é recomendada para ninguém. Qualquer médico, nutricionista ou preparador físico concorda que todo processo de emagrecimento deve ser feito por meio de uma reeducação alimentar e de um estilo de vida saudável. E não é isso que a dieta CICO oferece.

De nada adianta emagrecer alguns quilos rapidamente e manter todo o corpo em desequilíbrio, suscetível a doenças. Em uma verdadeira dieta feita para emagrecer de forma permanente, a contagem de calorias é somente uma parte do programa.

Afinal, existem alimentos mais calóricos que outros, porém saudáveis, como o abacate. Essa fruta e outros alimentos fornecem ao corpo vitaminas, minerais, fibras e gorduras boas que o corpo necessita para gastar nos exercícios físicos e trazer os resultados desejados.

Cardápio

Não há um cardápio definido para praticar a dieta CICO. Como mencionado anteriormente, a única regra dessa dieta é comer menos calorias do que a quantidade que irá queimar. Para queimar calorias é preciso praticar exercícios. Se não estiver comendo alimentos de alta qualidade, naturais e saudáveis, o corpo não terá energia para gastar nem nutrientes para se recuperar.

Portanto, para elaborar um cardápio que realmente funcione, com base na contagem de calorias, deve consultar um profissional para recomendar os alimentos adequados. É necessário que, além das baixas calorias, eles também forneçam todos os nutrientes necessários para trazer os resultados que você deseja.

Cuidados a ter

Se deseja entrar para uma dieta de emagrecimento no estilo da dieta CICO, baseada na contagem de calorias, o primeiro cuidado a tomar é procurar um nutricionista. Não engane-se acreditando que existe dieta milagrosa, pois não há.

É preciso compreender que para ter o corpo dos sonhos não faz sentindo se preocupar apenas com a contagem de calorias. Afinal, um hambúrguer com batata frita pode ter a mesma quantidade de calorias que uma salada mista com vegetais e carne.

Mas o hambúrguer não vai trazer nutrientes para o corpo, que acabará ficando fraco e menos resistente. Além do mais, ele vai digerir mais rápido e fará você sentir mais fome. Isso faz toda a diferença.

Outra razão de procurar um profissional para acompanhar sua mudança alimentar é porque cada organismo reage de forma diferente a qualquer tipo de dieta. Não quer dizer que se uma pessoa emagreceu 15 quilos com a dieta CICO você também vá emagrecer.

Dica de dieta saudável: conheça a dieta mediterrânea

Se você está buscando emagrecer de forma permanente, tenha em mente que necessita comer de forma saudável, não há outra maneira. Então, quais alimentos escolher? Veja alguns exemplos lendo sobre a dieta mediterrânea e fale com seu nutricionista sobre qual é a melhor dieta para o seu organismo.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
benefícios de fazer exercício no frio
Benefícios de fazer exercício no frio: queima mais calorias?
folha de louro para a diabetes
Estudos comprovam os benefícios da folha de louro para a diabetes