polir prata vidro e cobre
Crédito: Freepik
em

Prata, vidro e cobre: dicas especiais para polir objetos em casa

As peças que já estão manchadas e oxidadas ficam como novas com essas misturinhas caseiras

Louças, móveis e objetos decorativos feitos de prata, vidro ou cobre precisam receber polimento de vez em quando para voltarem a brilhar. Mas você sabe como fazer polimento caseiro nesses materiais? Veja essas dicas simples, com ingredientes que você já deve ter em casa.

Como polir vidro por dentro com efervescente

Crédito: Freepik

Sabe aqueles vasos de vidro em que você cultiva plantas na água? Com o tempo, eles vão ficando manchados por dentro, o que é normal por causa da interação que ocorre entre a seiva da planta e a água.

Para remover essas manchas, esvazie o frasco e, depois, preencha-o com água quente até cobrir a parte manchada. Em seguida, jogue dentro 2 comprimidos de efervescente (sal de fruta). Dê uma mexida enquanto os comprimidos dissolvem, depois é só enxaguar e pronto.

Polir prata com bicarbonato de sódio

Crédito: Freepik

Além de usar como fermento, o bicarbonato de sódio também é útil para vários tipos de limpeza, inclusive para polir as peças de prata e deixá-las como novas.

Para isso, faça uma pastinha misturando bicarbonato com um pouco de água. Em seguida, aplique a pasta nas peças com a ajuda de uma escovinha e dê uma leve esfregada, cuidando para não arranhar. Depois é só enxaguar e secar muito bem com uma flanela.

Se as peças forem muito pequenas, encha uma panela com 500ml de água, misture 1 colher de café de bicarbonato, coloque as peças dentro e deixe ferver. Quando ferver desligue o fogo e espere 5 minutos. Retire as peças da água e deixe-as secar para depois lustrar com uma flanela.

Veja mais dicas de como limpar peças de prata

Polir peças de cobre com vinagre e limão

Crédito: Freepik

Para as lindas peças de cobre que há estão opacas, uma das dicas é fazer uma misturinha com 2 colheres de sopa de vinagre, suco de 1 limão, ½ colher de chá de detergente de louça e 1 colher de sopa rasa de sal.

Em seguida, coloque um pouco dessa mistura em uma esponjinha macia e aplique sobre a peça de cobre, esfregando com cuidado para não riscar. Depois remova a mistura com um pano úmido e finalize com um pano seco.

Veja mais dicas de como limpar peças de cobre

como fazer doce de banana na panela de pressão

Receitas de doce de banana na panela de pressão

como cuidar colar-de-pérolas

Colar-de-pérolas: veja como cuidar dessa suculenta pendente