em

6 dicas para não ter vontade de ir ao banheiro durante a noite

Você costuma perder o sono porque passa a madrugada com a bexiga cheia? Veja quais podem ser as razões e como resolver.

Acordar várias vezes durante à noite porque precisa fazer xixi não é nada agradável. Às vezes você está num sono profundo e relaxante e chega a sonhar que está procurando um banheiro para esvaziar a bexiga, então acorda e sai correndo.

Não necessariamente esse excesso de vontade de ir ao banheiro à noite é um problema, mas existe essa possibilidade. Os médicos chamam isso de noctúria, e acontece basicamente por dois motivos:

1. Você realmente está com a bexiga cheia porque tomou líquido demais, usou drogas que precisam ser eliminadas, tem insuficiência cardíaca, problemas de fígado ou rins.

2. Você tem a sensação de bexiga cheia, mas na verdade não está. Quando chega ao banheiro praticamente não tem urina. Pode acontecer por infecção urinária ou, no caso dos homens, próstata alargada.

O ideal é consultar seu médico para avaliar a situação. Mas listamos abaixo 6 motivos que podem estar fazendo você acordar com vontade de ir ao banheiro e, talvez, evitando estas situações, o problema se resolva.

1. Reduzir o consumo de sal

Comer alimentos muito salgados durante o dia, especialmente à noite, pode fazer você acordar várias vezes para fazer xixi, pois ele faz o organismo usar mais líquido para metabolizá-lo e eliminar o que não usou de sódio.

2. Tratar apneia do sono

Quem sofre com apneia do sono tem um problema respiratório, mas o que isso tem a ver com a bexiga? Bem, a apneia faz a pessoa parar de respirar durante o sono, então ela acorda assustada. Essa ação pode acionar a bexiga em uma falsa necessidade de fazer xixi.

3. Reduzir o inchaço nas pernas

Quem sofre com inchaço nas pernas pode ter mais vontade de ir ao banheiro enquanto está deitado. Usar meias de compressão e colocar as pernas para cima durante o dia pode ajudar. Mesmo assim, é necessário ir ao médico para solucionar o problema do inchaço, que não é normal.

4. Mudar o horário dos remédios

Alguns medicamentos, como para controlar a pressão, antidepressivos e analgésicos são diuréticos. Dessa forma, se você tomá-los antes de dormir, certamente irá acordar de madrugada precisando fazer xixi. Converse com seu médico para mudar o horário do remédio.

5. Reduzir café e bebida alcoólica

Estas substâncias fazem o corpo trabalhar mais para absorvê-las e eliminar seus resíduos. Portanto, você terá mais dificuldade para dormir em paz, pois seu organismo não consegue parar de trabalhar.

6. Evitar líquidos antes de se deitar

Procure tomar o último copo de água ou chá pelo menos 1 hora antes de ir para a cama. Assim, dá tempo do seu organismo processar esse líquido e precisar eliminar pela urina antes de você pegar no sono. Se estiver com muita sede, procure tomar uma quantidade menor, mantendo a água dentro da boca por mais tempo antes de engolir.

POSIÇÕES PARA DORMIR MELHOR

Sabia que algumas posições ajudam você a ter uma noite de sono mais confortável, especialmente se estiver com problemas de saúde? Leia nosso artigo sobre 9 posições para dormir melhor e veja quais delas são úteis para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Biscoito frito

Receita fácil de rosquinha frita

hábitos matinais que fazem mal

8 hábitos matinais que você deveria abandonar