dicas de higiene na cozinha
Crédito: Freepik
em

8 Dicas importantes sobre higiene na cozinha

Será que você mantém a higiene adequada nesse cômodo da casa? Veja se esses cuidados fazem parte da sua rotina

Quem já mora sozinho há anos conhece a maior parte (ou todas) dessas dicas. Mas, para quem está começando a vida no próprio lar, pode ser que precise se lembrar dos cuidados que deve ter com a higiene na cozinha, já que esse é o lugar da casa que mais exige limpeza por causa dos alimentos. Então, veja essa lista, anote e coloque na porta da geladeira para nunca se esquecer.

1. Verificação da validade dos alimentos

Faz parte da higiene da cozinha verificar toda semana como está a validade dos alimentos. Isso porque os alimentos estragados pode passar suas bactérias, fungos ou carunchos para outros alimentos que estão por perto, além de serem um perigo para a saúde.

É bom verificar os alimentos toda semana para ir colocando à mão aqueles com data de validade mais próxima. Assim, serão consumidos primeiro, antes de vencer, ou no máximo alguns dias após o vencimento, quanto ainda costumam estar bons para consumo.

2. Armazenamento dos alimentos no armário

Para evitar que insetos e formigas entrem nos pacotes de alimentos que ficam nos armários, o ideal é retirar da embalagem de plástico ou de papel cada alimento seco (farinha, açúcar, feijão, bolachas) e armazenar em potes de vidro, plástico ou latas com tampa bem fechada. Se preferir, pode deixar na embalagem e colocar tudo junto dentro do pote, desde que seja um ambiente mais seguro (fechado) para o alimento.

3. Armazenamento dos alimentos na geladeira

Evite deixar a geladeira sempre muito cheia de alimentos. Primeiro, porque ela fica bem mais suja com restos de alimentos que estão mal posicionados e acabam derrubando líquidos.

Segundo porque, quanto mais cheia, mais a geladeira precisa trabalhar para manter a temperatura ideal em seu interior.

Então, além de um gasto maior de energia, há o risco de que a temperatura ideal nunca chegue, e os alimentos vão estragar mais rápido, colocando a saúde em perigo e aumentando o desperdício.

4. Bancadas limpas

Para evitar que formigas, moscas e outros insetos fiquem pousados sobre as bancadas, é essencial mantê-las sempre limpas, principalmente depois do preparo das refeições.

O mesmo vale para o fogão. Não é porque você vai usá-lo no dia seguinte que deve deixar acumulando gordura e restos de alimentos, pois essa é uma prática anti-higiênica.

Limpe tudo com um produto próprio para higiene de superfícies, também pode ser com vinagre ou com detergente. Use uma esponjinha ou pano, e depois coloque-os para ferver e estenda no sol.

5. Limpeza de panos

Os panos de prato e os panos de pia devem ser deixados de molho na água sanitária ou fervidos todos os dias, e levado para secar ao sol. Só assim é possível garantir que as milhares de bactérias grudadas neles sejam eliminadas. Jamais deixe um pano molhando secando sobre a pia ou pendurado sobre uma cadeira ou o fogão, pois as bactérias adoram o ambiente úmido.

Veja mais dicas caseiras para desinfetar panos de cozinha.

6. Esponjas de louça

Se você usa a esponja de louça todos os dias, o ideal é troque-a por uma nova toda semana. Se por acaso se esqueceu de comprar mais, ferva a esponja por alguns minutos e depois deixe-a secando em local arejado. Cuidado para não se queimar na hora de escorrer a água fervida.

7. Tábua de carne

A tábua de carne é um utensílio bastante útil, mesmo quando serve apenas para cortar legumes. Mas, para evitar que fique contaminada, existem alguns cuidados.

Um deles é ter uma tábua para a carne e outra para os vegetais. Isso porque é há risco de as carnes estarem contaminadas com bactérias que vão morrer no cozimento, mas que podem contaminar os vegetais que serão comidos crus.

Outra dica é evitar as tábuas de madeira, pois a madeira absorve a água dos alimentos e da lavagem, ficando úmida por dentro e formando bolor interno com o passar do tempo. Prefira outros materiais que não sejam porosos, como o vidro.

8. Louça limpa

Assim como as bancadas devem ser mantidas limpas, a louça também deve estar sempre lavada. Basta que você deixe a louça suja de um dia para o outro para sentir o cheiro desagradável que os restos de comida em temperatura ambiente vão causar. Além do que, é mais um ponto de banquete para os insetos. Para evitar acúmulo e tempo perdido nessa tarefa, o ideal é ir lavando a louça conforme o uso.

fernanda lima perde pai para covid

Fernanda Lima homenageia pai que faleceu por covid-19

cabelos de debora nascimento

Débora Nascimento deixou de usar xampu e hidrata cabelos com abacate