como desinfetar panos de cozinha
Crédito: Freepik
em

Dicas caseiras para desinfetar panos da cozinha

Os panos da cozinha acumulam muitos germes e bactérias, por isso precisam ser limpos todos os dias

Assim como é recomendado trocar a esponja de louça por uma nova toda semana, é importante desinfetar os panos da cozinha com frequência. Principalmente os panos que ficam sobre a pia para secar e limpar acumulam muitas bactérias e precisam de limpeza diária.

Por que desinfetar os panos da cozinha todos os dias?

Por causa do acúmulo de bactérias, esses panos podem contaminar as bancadas e, assim, os alimentos preparados sobre elas. Além do mais, se ficarem úmidos sobre a pia, mesmo esticados, esses panos ficam com mau cheiro, que vai deixar a sua cozinha com odor desagradável.

Como manter os panos da cozinha limpos e cheirosos?

Então, o melhor a fazer é colocar os panos da cozinha em uma solução desinfetante todos os dias, e depois deixá-los secarem ao sol.

Lembre-se de outro detalhe: os panos de louça devem ser desinfetados em um balde separado dos panos de pia, pois eles têm funções diferentes.

Não faz sentido você adicionar mais bactérias no pano de louça ao misturá-lo com o pano de pia, mesmo que a ideia seja matar todas elas na solução desinfetante. O resultado não será tão eficaz.

Solução desinfetante para os panos de cozinha

Veja quais são os melhores métodos para não só limpar, mas desinfetar seus panos de cozinha de todos os germes e bactérias.

Amoníaco

Use uma gotas de amoníaco misturadas na água dentro de um balde. Deixe os panos de molho (de pia e de louça separados). Depois torça e lave-os na máquina. Quando puder na máquina, pode colocar todos os panos juntos, pois já terão desinfetado. Lave apenas com sabão de roupa, sem amaciante, e sem misturar com outros tipos de peças.

Água fervente

Outro bom método é ter uma panela que sirva apenas para esse tipo de limpeza. Coloque os panos dentro da panela, encha com água e coloque para ferver. Depois de alguns minutos, desligue o fogo e espere amornar. Torça as peças e estenda no sol.

Vinagre

O vinagre vai desinfetar e remover os maus odores dos panos de prato e de pia. Coloque os panos em uma bacia, preencha com água quente e 1 xícara de vinagre. Deixe de molho por algumas horas, depois enxágue e estenda.

Água sanitária

Se os panos forem brancos ou se não tiver problema que manchem, pode colocá-los de molho em uma bacia com água e água sanitária, na quantidade recomendada no rótulo do produto. Deixe de molho por pelo menos 15 minutos, depois enxague bem e estenda ao sol.

Veja também: como lavar toalhas de banho para ficarem cheirosas e macias

como desentupir torneira

Como desentupir torneira usando vinagre

Marmota peste bubônica

Caso de peste bubônica na China causa alerta