Quem já mora sozinho há anos conhece a maior parte (ou todas) dessas dicas. Mas, para quem está começando a vida no próprio lar, pode ser que precise se lembrar dos cuidados que deve ter com a higiene na cozinha, já que esse é o lugar da casa que mais exige limpeza por causa dos alimentos. Então, veja essa lista, anote e coloque na porta da geladeira para nunca se esquecer.
1. Verificação da validade dos alimentos
Faz parte da higiene da cozinha verificar toda semana como está a validade dos alimentos. Isso porque os alimentos estragados pode passar suas bactérias, fungos ou carunchos para outros alimentos que estão por perto, além de serem um perigo para a saúde.
É bom verificar os alimentos toda semana para ir colocando à mão aqueles com data de validade mais próxima. Assim, serão consumidos primeiro, antes de vencer, ou no máximo alguns dias após o vencimento, quanto ainda costumam estar bons para consumo.
2. Armazenamento dos alimentos no armário
Para evitar que insetos e formigas entrem nos pacotes de alimentos que ficam nos armários, o ideal é retirar da embalagem de plástico ou de papel cada alimento seco (farinha, açúcar, feijão, bolachas) e armazenar em potes de vidro, plástico ou latas com tampa bem fechada. Se preferir, pode deixar na embalagem e colocar tudo junto dentro do pote, desde que seja um ambiente mais seguro (fechado) para o alimento.
3. Armazenamento dos alimentos na geladeira
Evite deixar a geladeira sempre muito cheia de alimentos. Primeiro, porque ela fica bem mais suja com restos de alimentos que estão mal posicionados e acabam derrubando líquidos.
Então, além de um gasto maior de energia, há o risco de que a temperatura ideal nunca chegue, e os alimentos vão estragar mais rápido, colocando a saúde em perigo e aumentando o desperdício.
4. Bancadas limpas
Para evitar que formigas, moscas e outros insetos fiquem pousados sobre as bancadas, é essencial mantê-las sempre limpas, principalmente depois do preparo das refeições.
Limpe tudo com um produto próprio para higiene de superfícies, também pode ser com vinagre ou com detergente. Use uma esponjinha ou pano, e depois coloque-os para ferver e estenda no sol.
5. Limpeza de panos
Os panos de prato e os panos de pia devem ser deixados de molho na água sanitária ou fervidos todos os dias, e levado para secar ao sol. Só assim é possível garantir que as milhares de bactérias grudadas neles sejam eliminadas. Jamais deixe um pano molhando secando sobre a pia ou pendurado sobre uma cadeira ou o fogão, pois as bactérias adoram o ambiente úmido.
6. Esponjas de louça
Se você usa a esponja de louça todos os dias, o ideal é troque-a por uma nova toda semana. Se por acaso se esqueceu de comprar mais, ferva a esponja por alguns minutos e depois deixe-a secando em local arejado. Cuidado para não se queimar na hora de escorrer a água fervida.
7. Tábua de carne
A tábua de carne é um utensílio bastante útil, mesmo quando serve apenas para cortar legumes. Mas, para evitar que fique contaminada, existem alguns cuidados.
Um deles é ter uma tábua para a carne e outra para os vegetais. Isso porque é há risco de as carnes estarem contaminadas com bactérias que vão morrer no cozimento, mas que podem contaminar os vegetais que serão comidos crus.
Outra dica é evitar as tábuas de madeira, pois a madeira absorve a água dos alimentos e da lavagem, ficando úmida por dentro e formando bolor interno com o passar do tempo. Prefira outros materiais que não sejam porosos, como o vidro.
8. Louça limpa
Assim como as bancadas devem ser mantidas limpas, a louça também deve estar sempre lavada. Basta que você deixe a louça suja de um dia para o outro para sentir o cheiro desagradável que os restos de comida em temperatura ambiente vão causar. Além do que, é mais um ponto de banquete para os insetos. Para evitar acúmulo e tempo perdido nessa tarefa, o ideal é ir lavando a louça conforme o uso.
Veja também: Arroz com caruncho: como tirar e não precisar jogar fora

