Menu

6 Dicas de segurança para idosos que moram sozinhos

Estar presente na vida da pessoa idosa é ajudá-la a estar mais segura e viver melhor

Crédito: Freepik

Publicidade

Ser idoso não necessariamente é ser uma pessoa doente e dependente. Mas, conforme a idade avança, o corpo muda e pode pregar algumas peças quando menos se espera.

Além disso, as pessoas idosas que não estão bem atualizadas com as novas tecnologias, podem precisar de suporte para não caírem em golpes e para conseguirem fazer algumas atividades simples da vida moderna.

Por tudo isso é importante estar cercado de pessoas que estejam disponíveis nos mais variados momentos de necessidade. Veja essa e outras dicas de segurança para idosos que moram sozinhos.

1. Manter um círculo de apoio

Amigos e familiares são essenciais na vida de uma pessoa idosa que mora sozinha. Por mais que ela consiga se virar e fazer tudo em casa, é importante não se isolar do mundo, pois esse isolamento pode aumentar o risco de problemas psicológicos ou neurológicos, como o Alzheimer.

Publicidade

Além disso, ter pessoas de confiança para quem ligar em momentos de emergência é muito importante. Mesmo sendo um idoso forte e independente, sempre existe o risco de acontecer um acidente doméstico ou de ter a casa vigiada por estranhos que podem invadir por saberem que um idoso mora sozinho ali.

2. Cuidar bem da saúde física e mental

Sim, estar com a saúde em dia é uma forma de cuidar da segurança. Um idoso que toma seus remédios sem falta e que se exercita corre menos risco de sofrer quedas dentro de casa.

Cuidar da saúde mental também faz parte desse tópico. Como agora não é possível sair de casa por causa do isolamento social, os idosos podem aprender a conversar com amigos e familiares pela internet, além de adotarem atividades para fazer em casa.

É essencial ter distrações e tarefas para que a mente esteja lúcida, ativa e alegre durante todo o dia. Isso ajuda a exercitar a memória e a manter os reflexos do corpo, prevenindo acidentes domésticos dos mais variados tipos.

Publicidade

3. Ter uma lista de contatos

Para que as duas dicas anteriores funcionem bem, o idoso precisa ter uma lista de contatos de todas as pessoas que fazem parte da sua rotina. A lista deve estar em um local bem visível, de preferência ao lado do telefone. Assim, quando precisar, poderá ligar imediatamente para as pessoas certas.

4. Fazer vigilância na casa

Essa é uma dica para as pessoas que se preocupam com o idoso. Como agora não é possível ficar fazendo visitas, é bom pelo menos passar pela casa do idoso uma vez ao dia ou até mais, revezando com outra pessoa que possa fazer o mesmo.

Se o idoso mora em uma região considerada perigosa, mesmo que a sua casa seja segura, não vale a pena correr o risco de deixar pessoas mal intencionadas perceberem que um idoso vive sozinho no local, sem ninguém para protegê-lo.

Publicidade

5. Consertar defeitos na casa

Essa dica pode ser tanto para o próprio idoso – se tiver condições – quanto para as pessoas do seu círculo familiar e de amizade. Se preocupar com a pessoa idosa que mora sozinha é ajudar a verificar se está tudo em ordem na casa, fazendo consertos de móveis quebrados, vazamentos, lâmpadas queimadas, janelas trincadas e qualquer outra coisa que prejudique a qualidade de vida ou coloque em risco a vida do idoso.

6. Aprender sobre as tecnologias básicas

O mundo moderno é cheio de tecnologias, não tem como fugir disso. Muitos idosos têm facilidade e gostam muito de usar o celular, o tablet, mexer no computador e manter atividade nas redes sociais. Também gostam de ter tecnologias em casa para facilitar a vida, e isso é ótimo.

Mas, mesmo os idosos que não se sentem à vontade com essas tecnologias precisam aprender o básico para se virarem melhor no dia a dia, com mais independência. Se tem alguma tecnologia para o melhor funcionamento da casa, precisam saber controlar, como um sistema de segurança, por exemplo.

Publicidade

Mexer no celular também é importante para manter contato mais frequente com as pessoas do seu círculo social. Aliás, se puder presentear o idoso com um assistente pessoal digital, como Alexa ou Siri, a vida dele vai mudar para melhor depois que aprender a lidar com o aparelho.

Veja também: Adaptações importantes para fazer na casa de pessoas idosas

Sair da versão mobile