dicas de jardinagem
Crédito: Hippopx
em

8 Dicas de jardinagem para iniciantes: saiba o que não pode faltar

Não basta colocar as sementes na terra e esperar. Veja como se preparar para ter um lindo jardim florido

A jardinagem é um hobby e uma terapia que faz bem para o corpo e a mente. Como resultado, sua residência fica mais bonita, florida, cheia de verde e de vida. Em resumo, na jardinagem só há benefícios, mas para isso, é sempre bom ter novas dicas de jardinagem que servem para os iniciantes e também para quem já tem prática, mas sempre tem algo novo a aprender. Confira e comece a organizar o seu kit de jardinagem para colocar as mãos na terra.

Veja também: como plantar violetas em casa

Como cuidar do jardim com dicas simples e eficientes

dicas de jardinagem para iniciar
Crédito: Pixabay

De modo geral, antes de pensar em ter um jardim em casa, precisa se preparar escolhendo as plantas e conhecendo as necessidades delas. Também precisa saber como será o desenho do espaço onde deseja montar o jardim e quais as ferramentas mais adequadas.

1. Conhecimento sobre o solo

Cada espécie de planta necessidade de um determinado tipo de solo para vingar. Esse tipo varia em termos de níveis de pH (mais ácido ou alcalino) e nutrientes. Então, na hora de escolher as espécies de plantas que vai querer no seu jardim, precisa comprar adubos que tenham as características ideais para que essas plantas se desenvolvam sadias.

2. Plantas mais baixas e largas

Para quem está começando nesse universo florido, uma das melhores dicas de jardinagem é que comece cultivando plantas mais baixas e largas ao invés das plantas de caule alto e esguio, pois elas são mais fáceis de manter, em especial nas regiões com bastante vento e chuvas.

3. Plantas para o seu estilo de vida

Além de optar por plantas mais baixas e largas, leve em consideração também o seu estilo de vida. Isso porque algumas plantas necessitam de cuidados diários, enquanto outras se viram bem com poucas regas e sol direto, sem precisarem ser colocadas na sombra. Então, pesquise bem pelas melhores espécies antes de comprar plantas que não sobreviverão à sua rotina. Assim, vai evitar a frustração de nunca conseguir ter o jardim florido dos seus sonhos.

4. Qualidade é mais importante do que quantidade

É compreensível que ao entrar em uma floricultura, um apaixonado por flores queira levar sementes e mudas de várias espécies para ter um jardim bem variado. Mas lembre-se que cada planta necessita de uma determinada quantidade de adubo, água e luz natural para se desenvolver, então, não adianta encher a terra de sementes, todas muito próximas umas das outras, pois não irão vingar. Meça o seu espaço de plantio e defina, junto com o paisagista ou floricultor, quantas plantas podem ser cultivadas no seu jardim.

5. Agrupe as plantas por necessidade

Como mencionado antes, cada espécie de planta tem necessidades específicas de acidez do solo, variedade de nutrientes, irrigação e iluminação. Sendo assim, na hora de montar o seu jardim, mantenha agrupadas as plantas que possuem as mesmas necessidades ou muito parecidas.

6. Regas nos horários adequados

Regar as plantas pode parecer a mais simples das dicas de jardinagem, mas é preciso fazer no horário adequado para funcionar. Por exemplo, recomenda-se que as plantas sejam regadas no começo da manhã ou no final da tarde, horários em que o sol está ameno, pois assim as plantas irão absorver melhor a água.

7. Kit de jardinagem

Existem diversas ferramentas para jardinagem que você vai utilizar para o plantio e manutenção do seu jardim. Mas nem todas elas serão úteis para o seu caso, então, comece montando um kit pequeno com o básico: balde, carrinho de mão, enxada, borrifador, regador, aparador de grama e tesoura de poda. Conforme for conhecendo suas necessidades, vá comprando outras ferramentas, assim não fica com peças paradas sem uso.

8. Contratar um paisagista ou jardineiro para começar

Se você é do tipo de pessoa que simplesmente não consegue sair do lugar quando é novo em um assunto e não sabe por onde começar, contrate um arquiteto paisagista para lhe ajudar. Esse tipo de serviço tem um custo, mas pode ser bem baixo se você contratar apenas o projeto (sem a execução) para ter a orientação sobre como compor o seu novo jardim. Se não quiser contratar um paisagista, o serviço de um bom jardineiro também vai ajudar no início para depois você fazer a manutenção por conta própria.

Aproveite e assista no vídeo dicas sobre as melhores plantas para o seu jardim:

3 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

câncer de unha

Câncer de unha: sintomas e como tratar

usar cloreto de magnésio para sinusite

Cloreto de magnésio para sinusite e rinite funciona?