dicas antigas de jardinagem
Crédito: Freepik
em

Dicas de jardinagem antigas que valem ouro e devem ser mantidas até hoje

Cuidar de um belo jardim é uma arte, trabalho para quem compreende e respeita a natureza

A sabedoria popular sempre tem um sentido, um aprendizado antigo, que a gente não pode ignorar. Na jardinagem, pelo menos, todas as dicas antigas costumam funcionar. Então, será que você usa algumas dessas dicas da lista abaixo?

Toda casa tem que ter um canteiro de chás

Uma das dicas antigas sobre jardinagem é que todo mundo tem que ter em casa um canteirinho ou uns vasinhos com as plantas pra curar gripe, dor de cabeça, dor de estômago, machucados e até ressaca. Melissa, erva-doce, hortelã, boldo, arnica e sálvia não podem faltar.

Deixar enraizar antes de plantar

Colocar uma mudinha na água é um hábito das pessoas mais velhas que seguem as dicas passadas de geração em geração. Mesmo hoje em dia, essa é uma das principais dicas de como reproduzir mudas. Deixar na água até enraizar facilita o enraizamento da planta na terra.

Horta orgânica vale a pena

Sim, é mais trabalhoso cuidar da horta todos os dias, ficar de olho na saúde das plantas e não contar com a ajuda de herbicidas químicos pra isso. Mas, é possível usar soluções naturais e cultivar alimentos mais saudáveis e muito mais saborosos.

Uma composteira é necessária

Pra quem cultiva muitas plantas em casa, especialmente uma horta, ter uma composteira é muito melhor. Além de sempre ter húmus de qualidade pra adubar as plantas, ainda reaproveita todos os resíduos orgânicos da cozinha, o que é um hábito sustentável bem legal.

Veja também: Como fazer húmus de minhoca em casa

Conhecer o calendário das plantas

Quanto mais você cultiva plantas com o objetivo de vê-las cumprir seu ciclo de vida, é natural conhecer mais sobre como elas se comportam conforme as fases da lua e as estações do ano. É como ter muitas filhas no jardim, que você acompanha a rotina delas e cuida pra que estejam sempre lindas e saudáveis.

Borboletas, passarinhos, abelhas e joaninhas

Nem todos os insetos são um perigo pra sua horta. É importante atrair borboletas, passarinhos, abelhas e joaninhas para criar uma biodiversidade que vai tornar o seu jardim mais colorido e saudável. As abelhas, os passarinhos e as borboletas polinizam as flores, enquanto as joaninhas comem os pulgões e ajudam a controlar as pragas na horta orgânica.

Veja também: Como atrair pássaros pro seu quintal

Sempre ter canela em pó na cozinha

Além de deixar os doces das avós mais gostosos, a canela em pó não podia faltar nas cozinhas de antigamente porque eram remédio das plantas. A canela deve ser salpicada sobre uma muda cortada pra proteger o corte das pragas. Ao mesmo tempo, essa especiaria fornece diferentes nutrientes para as plantas.

decoração com cabides velhos

27 Ideias de artesanato e decoração com cabides velhos

Tem com tirar micropigmentação que deu errado

Tem como tirar micropigmentação que deu errado?