10 destinos turísticos incríveis e pouco conhecidos no Brasil

Quer fazer uma viagem diferente, por lugares pouco visitados? Veja a lista que sugerimos para você.

Publicidade

O Brasil é gigante e repleto de paisagens de tirar o fôlego. Muitas pessoas viajam para o exterior na busca por contemplar lugares históricos e paisagens incríveis, mas esquecem que o território brasileiro oferece tudo isso.

Além das cidades e pontos mais populares, há muitos locais pouco explorados por turistas no Brasil, que valem a pena conhecer.

Se você busca por essa exclusividade em suas viagens, veja a lista dos 10 destinos turísticos brasileiros incríveis menos conhecidos que selecionamos para te inspirar, com opções para os mais aventureiros e também para os mais urbanos.

1. Gruta do Lago Azul – Mato Grosso do Sul

Foto: Divulgação

Para chegar à belíssima Gruta do Lago Azul, no município de Bonito/Mato Grosso do Sul, um guia irá te acompanhar por uma trilha de 200 metros até a entrada da rocha. Depois de descer 300 degraus, com paradas para fotos e descanso, você será surpreendido pela água azul turquesa do lago e formações geológicas milenares, nas quais já foram encontrados fósseis de muitas espécies extintas.

Publicidade

2. Chapada das Mesas – Maranhão

Foto: Divulgação

O Parque Nacional Chapada das Mesas fica entre os municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no Maranhão. Oferece diversas trilhas, 89 cachoeiras e águas cristalinas para quem tem disposição para um turismo com mais aventura e muito contato com a natureza.

3. Ponta do Mel e Dunas do Rosado – Rio Grande do Norte

Foto: Delson Cursino

Ponta do Mel é um vilarejo localizado em Areia Branca/RN, a 330 km de Natal. É o único lugar do sertão que se encontra com o mar, misturando paisagens áridas do sertão com dunas e falésias. As Dunas do Rosado, o segundo maior conjunto de dunas do Brasil, ficam a 10 km da Ponta do Mel.

4. Campo Novo do Parecis – Mato Grosso

Foto: Drone Parecis

Em Campo Novo do Parecis há campos de girassóis e o belíssimo Rio Sacre com águas cristalinas e piscinas naturais, quedas d´água e areias brancas. Além das belezas do Rio Sacre, pode-se visitar o Balneário Hawai, em área particular para turismo, e as cachoeiras Salto Utiariti, com 98 metros de queda, e Salto Belo, com 45 metros.

5. Patrimônio da Penha – Espírito Santo

Foto: Juliano de Oliveira Ribeiro & Feh Almeida 

Outro destino para quem faz questão de ficar na simplicidade em meio à natureza, seja em campings ou pousadas, é Patrimônio da Penha. As cachoeiras do Beija-flor, Vó Tuti, Caldeirão das Maravilhas, Arco-íris e Purificação são as mais acessíveis, e pode-se aproveitar também para visitar as regiões vizinhas.

Publicidade

6. Parque Nacional do Ubajara – Ceará

Foto: Divulgação

No Parque Nacional do Ubajara, que fica na região da Serra da Ibiapaba, é possível contemplar as belezas da flora local, cachoeiras e riachos, além da Gruta de Ubajara, com 535 metros de profundidade que é acessada junto com guia por uma longa trilha de 4 horas ou de teleférico, em apenas 3 minutos.

7. Mambaí – Goiás

Foto: Leve na Viagem

Com apenas 8 mil habitantes, a pequena cidade de Mambaí, divisa com a Bahia, está ficando conhecida por suas ofertas de turismo de aventura, como tirolesa e rapel por suas cachoeiras, cânions e cavernas. Uma ótima opção para quem deseja combinar tranquilidade com adrenalina.

8. Analândia – São Paulo

Foto: Dalton Holland Baptista

Analândia possui apenas 4.800 habitantes e oferece opções turísticas ao estilo do campo, com comida caseira, sossego, festas tradicionais. Tudo isso com as belas vistas de morros, chapadas, paredões, cachoeiras, piscinas naturais e riachos. É considerada uma das 12 estâncias climáticas de São Paulo.

Publicidade

9. Museu dos Dinossauros – Minas Gerais

Foto: Divulgação

Peirópolis, há 20 km do centro de Uberaba, é a cidade mineira que abriga o Museu dos Dinossauros, no Complexo Científico Cultural de Peirópolis, uma área de sítio arqueológico onde muitos fósseis já foram encontrados, que também fica próxima do Centro de Pesquisas Paleontológicas. O lugar ideal para um passeio diferente em família.

10. Parque das Ruínas – Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

Se preferir um passeio com clima urbano, do Parque das Ruínas é possível ter uma vista que engloba a Ponte Rio-Niterói, Pão de Açúcar, Aeroporto Santos Dumont, Cristo Redentor, Arcos da Lapa e afins. Localizado no bairro Santa Tereza, o parque oferece muitas atrações culturais para toda a família.

Mas, atenção: Especialmente nas localidades que oferecem turismo de aventura, em ambientes de mata nativa, é importante entrar em contato com agências de turismo local antecipadamente para garantir que os pontos turísticos que deseja visitar estejam disponíveis e que a sua viagem seja tranquila e segura.

Publicidade

DICA DE ECONOMIA

Escolheu o destino das próximas férias, mas não sabe como economizar dinheiro para fazer a sua viagem dos sonhos? Confira algumas dicas no vídeo abaixo:

PODE GOSTAR TAMBÉM