em

Como fazer sabão em pó em casa e economizar

Veja três receitas para aumentar a quantidade do seu sabão em pó, gastando pouco e usando o mês inteiro
fazer sabão em pó
Crédito: Pixabay

Produtos de limpeza são indispensáveis em qualquer casa, mas como as opções do supermercado estão cada vez mais caras, existe a opção de fazer alguns produtos de forma caseira. Um bom exemplo é fazer sabão em pó. Se você usa esse produto, veja algumas receitas para fazer o seu em casa, usando ingredientes simples, e economize o mês inteiro.

Veja também: como fazer amaciante para roupas caseiro.

3 Formas de fazer sabão em pó caseiro

três receitas para fazer sabão em pó
Crédito: Freepik

As receitas que você vai ver a seguir não envolvem processos químicos complexos. Você vai misturar produtos de limpeza que encontra no mercado ou na farmácia para aumentar a quantidade e poder economizar. Mesmo assim, faça o procedimento em local reservado da casa, fora do alcance das crianças e dos animais.

1. Mix de ingredientes

Essa primeira receita mistura sete tipos de produtos. Veja o que vai precisar.

Ingredientes

Sabonete: 1 unidade;
Sabão: 5 barras;
Vanish ou sabão de coco: 1 barra;
Sal: 150 gramas;
Anil: 2 pedrinhas;
Sabão em pó: 200 gramas;
Sapólio ou bicarbonato de sódio: 100 gramas.

Modo de preparo

  1. Comece cortando as barras de sabão em fatias finas. Depois, triture-as no liquidificador. Faça uma barra de cada vez para que fique bem picado;
  2. Depois, faça a mesma coisa com o sabonete e misture-o na bacia do sabão já triturado. Repita o processo com o Vanish em barra;
  3. Deixe cerca de 2 mãos de Vanish triturado ainda dentro do liquidificador e coloque junto as 2 pedras de anil. Adicione o sal, o sapólio e metade do sabão em pó. Bata bem para misturar e triturar. Quando estiver triturado, coloque na bacia com os ingredientes que já triturou antes;
  4. Agora, coloque a outra metade do sabão em pó no liquidificador e adicione umas 3 colheres de sopa do sabão triturado para que se misturem. Bata bem;
  5. Com tudo triturado, precisa bater de novo no liquidificador para que vire pó. Vá colocando pouco a pouco no liquidificador tudo o que já foi batido e separando em outra bacia. Assim garante que vai ficar bem misturado. Está pronto. Armazene em frascos secos e bem fechados. Vai durar muito.

2. Com 2 ingredientes

Agora, se não quiser uma receita com tantos ingredientes, pode fazer uma bem mais simples. Vai render menos, mas você pode aumentar a proporção para fazer mais. Veja como é simples.

Ingredientes

Sabão em pó: 200 gramas;
Sabão glicerinado azul: 5 barras.

Modo de preparo

  1. O método básico é como o da primeira receita. Corte uma barra de cada vez, coloque no liquidificador junto com uma colher de sopa do sabão em pó e bata bem até triturar completamente. Reserve;
  2. Repita o mesmo processo com cada uma das 5 barras. Depois é só misturar tudo, se quiser pode passar no liquidificador mais uma vez para triturar melhor. Depois é só armazenar e usar.

3. Com 3 ingredientes

Por fim, uma receita que é um meio termo entre as duas anteriores. Vai precisar de 3 ingredientes e o procedimento é o mesmo das versões já feitas.

Ingredientes

Sabão em barra azul: 2 unidades;
Sabão em pó: 400 gramas;
Bicarbonato de sódio: 200 gramas.

Modo de preparo

  1. Corte as barras em pedaços menores e coloque no liquidificador para triturar;
  2. Em seguida, adicione o bicarbonato de sódio e triture mais um pouco para misturar;
  3. Coloque tudo em uma bacia e misture muito bem. Já está pronto para limpar todas as suas roupas e panos de limpeza doméstica.
Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
cabelos curtos repicados
15 Cortes de cabelos curtos repicados
Como a vida amorosa da sua mãe determina a sua