em

AmeiAmei EstranhoEstranho

Como desfiar frango para várias receitas

Não deixe de preparar receitas deliciosas porque não tem paciência de fazer frango desfiado. Veja essas dicas práticas
como desfiar frango
Crédito: Pxhere

O frango, em especial a parte do peito, é um dos tipos de carne mais consumida por quem leva um estilo de vida que inclui carnes, mas prefere as opções mais magras. Na hora de preparar receitas com frango desfiado é que muita gente foge do serviço, pois desfiar o frango manualmente não é das tarefas mais empolgantes. Então, veja essa e outras alternativas para quando estiver com preguiça, mas também com fome.

5 Formas de desfiar frango

como desfiar frango fácil
Crédito: Criações de Geleia

Pode ser mais trabalhoso fazer frango desfiado, porém, na hora de preparar um molho para colocar na lasanha, na pizza, na coxinha, no empadão, no pão picante, no macarrão e em tantas outras receitas, o esforço vale a pena. Veja as técnicas mais simples para não deixar de saborear deliciosos pratos só porque não quer desfiar a carne.

1. Cozinhe a carne por mais tempo

O primeiro passo da desfiar frango com mais facilidade é deixar a carne bem cozida. Escolha um peito carnudo, limpe as gorduras e coloque para cozinhar como de costume. Deixe alguns minutos a mais para que a carne fique bem solta, quase desfiando sozinha.

2. Com as mãos

Essa é a maneira mais trabalhosa de fazer, pois precisa ir parte por parte. Porém, às vezes é a única alternativa disponível. Nesse caso, a dica é usar garfo para ir soltando as partes do peito do frango. Em especial para esse método, é bom deixar a carne cozinhar muito bem. Cuidado para não se queimar, mas também não deve deixar a carne esfriar por completo ou ficará mais difícil de desfiá-la.

3. Na batedeira

A primeira dica para desfiar frango com facilidade é colocar toda a carne já cozida no tigela da batedeira e bater em velocidade média. Quando estiver bem desfeito em partes maiores, aumente a velocidade para terminar de desfiar.

4. No liquidificador

A mesma dica da batedeira serve para o liquidificador, pois as lâminas do aparelho terão facilidade para fazer pedacinhos. Corte o peito em partes menores e coloque no liquidificador. Bata aos poucos para não travar. Se o seu aparelho não for muito resistente, vá colocando o frango por partes, pouco a pouco. Lembre-se de bater por pouco tempo ou acabará virando um patê.

5. Na panela de pressão

A parte do cozimento do frango fica bem mais rápida de você usar a panela de pressão. Quando o frango estiver bem cozido, quase desfiando sozinho, escorra a água do cozimento, feche a panela de pressão de volta e agite um pouco. Quando abrir seu frango já vai estar desfiado, porém em pedaços maiores do que nas opções anteriores.

Receita de macarrão com frango desfiado

macarrão com frango desfiado
Crédito: Guia da Cozinha

Agora que já tem as dicas de como desfiar frango com mais facilidade e rapidez, aproveite para aprender uma receita deliciosa para o almoço. Veja o que vai precisar:

Ingredientes do macarrão

Macarrão tipo talharim: 500 gramas;
Queijo muçarela ralado: 100 gramas;
Queijo provolone ralado: 50 gramas;
Queijo parmesão ralado: 50 gramas;
Sal: a gosto.

Ingredientes do molho

Frango cozido e desfiado: 3 xícaras (chá);
Cebola picada: 1 unidade;
Azeite: 3 colheres (sopa);
Caldo de frango: 1 cubo;
Tomate picado: 2 unidades;
Molho de tomate pronto: 2 latas;
Sal e pimenta: a gosto.

Modo de preparo

  1. Comece colocando água para ferver, depois coloque o macarrão para cozinhar na água temperado com um pouco de sal. Quando estiver al-dente escorra a água e reserve o macarrão;
  2. Em uma panela, faça o molho. Coloque um pouco de azeite para aquecer e doure a cebola. Adicione o tomate, o frango e deixe por 3 minutos refogando;
  3. Depois adicione o caldo diluído em um pouco de água, o molho de tomate e deixe cozinhando por mais uns 10 minutos, mexendo de vez em quando;
  4. Tempere a gosto, desligue o fogo e misture o macarrão escorrido. Depois de bem misturado, polvilhe os queijos por cima, sem mexer muito. Coloque em uma travessa e sirva bem quente.

doce de jaca
Receitas de doce de jaca saborosas
quindim de liquidificador
Quindim de liquidificador: 10 receitas saborosas e práticas