desbloquear o nervo ciático
Crédito: Freepik

Como desbloquear o nervo ciático

Além dos tratamentos convencionais para isso, você também pode utilizar alguns métodos naturais

Publicidade

A dor no nervo ciático é extremamente incômoda. Quem sofre desse mal não deseja isso a ninguém. O que poucas pessoas sabem é que existem formas naturais de desbloquear o nervo ciático e dar adeus à dificuldade de se sentar, levantar e ficar de pé.

O ciático é o maior nervo do corpo humano, se entendendo desde o quadril até os dedos dos pés. Pessoas que são sedentárias, acima do peso, diabéticas e que passam muito tempo sentadas estão mais dispostas a apresentar dores.

5 Formas de desbloquear o nervo ciático

desbloquear nervo ciatico corpo
Crédito: Yuri Elkaim

As dores no ciático são terríveis, causam formigamentos, desconforto e ainda podem causar paralisia total ou parcial de quem as tem. Os tratamentos convencionais são os mais recomendados para aliviar a dor e essas cinco dicas podem ajudar ainda mais.

1. Açafrão-da-terra

O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, é muito utilizado na culinária e ainda pode ser usado como remédio natural, para diversos problemas. Ele possui várias propriedades como ação anti-inflamatórias e antibacteriana. Para usá-lo na dor do ciático, basta fazer uma pasta com azeite e o açafrão e aplicar sobre a área dolorida, deixando a pasta por meia hora no local.

Publicidade

2. Alongamento

O alongamento é uma das melhores formas para se livrar da dor, pois reduz a inflamação. Para isso, deite-se com as costas no chão e dobre os joelhos, de modo que os seus pés não toquem o chão e os joelhos fiquem na altura do peito.

Puxe os joelhos em direção aos seus ombros, fazendo com que a suas nádegas e lombar não encostem no chão. Se mantenha nessa posição por 30 segundos, depois retorne à posição inicial. Faça mais duas repetições deste alongamento.

3. Arnica

A arnica é uma planta medicinal muito utilizada para tratar dores musculares, assim como em contusões, dores reumáticas e escoriações. Suas propriedades têm ações anti-inflamatórias, analgésicas e cicatrizantes.

Sua utilização para desbloquear o nervo ciático é muito simples, basta passá-la na área afetada realizando uma leve massagem. A arnica é encontrada em diversas versões em farmácias, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Publicidade

4. Escalda-pés

Este escalda-pés, que deve ser realizado antes de dormir, é bem relaxante. Para fazê-lo, basta encher uma bacia grande com água quente – o máximo que seus pés aguentem – e adicionar meio litro de vinagre de maçã e uma mão cheia de sal. Depois de juntar todos os ingredientes, misture bem e coloque os pés na água.

Você deve mantê-los na água até que ela esfrie. Passado o tempo, retire os pés, enxugue-os bem, calce meias quentes e vá dormir. É importante manter os pés sempre aquecidos e, na manhã seguinte, não pise diretamente no chão. A dor no ciático deve melhorar ao longo do dia seguinte, mas caso persista, você pode repetir o procedimento sempre que achar necessário.

5. Quente e frio

Fazer compressas quentes e frias ajuda muito a lidar com a dor e a desbloquear o nervo ciático. Para realizar este tratamento, basta colocar compressas frias na área por 20 minutos, quantas vezes achar necessário. Esta parte do tratamento deve ser realizada de 2 a 3 dias, no começo da dor. Depois desses dias, você pode iniciar as compressas quentes, do mesmo modo das frias. Caso a dor persistir, alterne as compressas quentes com as frias.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM