em

Dentes de leite: quantos são e quando caem

O acompanhamento e cuidado dos dentes deve ser feito desde o nascimento

dentes de leite
Crédito: Freepik

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), “desde o nascimento até o final da adolescência, as arcadas dentárias e as estruturas orofaciais irão crescer e se desenvolver”. Dessa forma, o acompanhamento dos dentes de leite deve ser feito desde o parto, para ver se está tudo de acordo com o esperado.

Existem alguns casos raros nos quais o bebê já nasce com algum dentinho, devendo ser avaliado corretamente se irá mantê-lo ou não, a fim de verificar “se existe algo que possa dificultar ou impedir uma respiração adequada, sucção, deglutição e aleitamento”.

Esses primeiros dentes que nascem, começam a surgir por volta dos seis meses, sendo essa a dentição decídua ou primária. Até os dois ou três anos, já terão nascido todos os dentes de leite.

Quantos são os dentes de leite?

dentes de leite quantos são
Crédito: Freepik

No total, depois de crescerem todos os dentes decíduos, a criança terá um total de 20 dentes, sendo os incisivos centrais, laterais, caninos e molares. Eles começam a surgir por volta dos seis meses de idade e terminam o crescimento por volta dos 6 ou 7 anos.

A partir dessa fase, a criança ficará com uma dentição mista, composta de dentes de leite e definitivos, que requerem ainda mais cuidados e um reforço na ida ao dentista. Visitar um odontopediatra, preferencialmente quando começarem a surgir os primeiros dentes, vai ser essencial para a saúde bucal da criança.

Quando caem?

Os primeiros dentes caem por volta dos 5 ou 6 anos. A cada ano, eles vão amolecendo e precisam ser retirados, o que pode ser feito em casa mesmo, em conjunto com a criança. Até os 12 anos, o processo de troca dos dentes já está concluído, normalmente.

O primeiro dente permanente a aparecer geralmente é o molar, nascendo por trás do último dente de leite, já mais próximo do final da dentição, para dentro da boca. Por ser menos acessível, há maiores chances de pais que não fazem a higiene corretamente e verem o seu crescimento.

É importante lembrar que esse dente não é uma substituição. Ele já está formado na gengiva e toma o seu lugar, mais para o fundo da boca. Esse dente vai ajudar bastante na mastigação, facilitando o dia a dia.

Depois dos 12 anos, a dentição permanente já deve estar completa, exceto pelos sisos, que crescem por volta dos 18 e 20 anos, podendo ser um processo um tanto doloroso.

O que fazer quando um dente de leite não cai?

Cada criança tem seu tempo, então nada de apressar a natureza e tentar técnicas do tempo de seus avós, para adiantar a extração do dente, como prender o barbante na porta ou forçar com um algodão.

Além de ser um momento de dor e sofrimento para a criança, pode não ser bom para a sua estrutura dentária, deixando espaços em branco, quando ainda não estão bem fixados. Isso pode resultar em uso de aparelho no futuro.

Além desses pontos, deve-se estar atento ao nascimento de dentes sobrepostos, ou seja, um sobre o outro, evitando assim complicações que possam atrapalhar, pedindo a orientação de um dentista ou odontopediatra.

Cuidados a ter

dentes de leite cuidados a ter
Crédito: Freepik

De acordo com o Ministério da Saúde, limpar os dentes desde que eles começam a nascer é fundamental para a saúde bucal do neném. Para isso, o cuidador pode pegar uma toalha-fralda, gaze ou até escovinha macia para limpar os dentes que forem nascendo.

Quando estiverem maiores, dá para usar a pasta de dentes sem flúor, específica para crianças na faixa etária da sua, colocando apenas uma pequena porção – do tamanho de um grão de arroz – na escova, já que ele ainda não cospe.

Quando a criança começar a cuspir, pode começar a introduzir a pasta de dente com flúor infantil, que é menos abrasiva e tem o sabor mais aceitáveis para as crianças. Mas de nada adianta escovar, se a criança come um monte de doce.

O Ministério afirma que retirar o açúcar da alimentação vai ajudar a manter os dentes saudáveis e fortes. Se não for possível, realize a limpeza logo em seguida.

dietas que matam mais que o cigarro

4 Dietas que matam mais que o cigarro

tirar maquiagem dos olhos

Como tirar maquiagem dos olhos