em

Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Deixar o celular conectado na tomada a noite toda: sim ou não?

Há muitos mitos acerca do uso e do funcionamento dos smartphones. Tire algumas dúvidas importantes agora.

deixar o celular conectado na tomada a noite toda
Crédito: Pxhere

Ao mesmo tempo em que os smartphones chegaram para trazer muita praticidade à vida, eles também têm um lado negativo. Diferente dos aparelhos celulares mais antigos, a bateria de um smartphone dura muito menos tempo. Sendo assim, ao chegar em casa tarde e por precisar do aparelho carregado no dia seguinte, a solução é deixar o celular conectado na tomada a noite toda. Não que você queira, mas pega no sono e acaba deixando o aparelho lá.

A dúvida que fica é até que ponto pode fazer mal ou ser perigoso deixar o celular na tomada a noite toda ou esquecê-lo por muitas horas carregando ao longo do dia. Será que estraga o celular? Faz mal para você? Gasta muito mais energia? Tire todas essas dúvidas a seguir.

É perigoso deixar o celular conectado na tomada a noite toda?

Um dos maiores medos das pessoas com relação ao excesso de carga de uma bateria de celular é que ele exploda. Mas o risco de isso ocorrer é mínimo, e há muitos mitos e verdades a saber sobre deixar o celular conectado na tomada a noite toda.

1. Economia – deixar o carregador na tomada gasta mais energia?

deixar carregador na tomada gasta mais energia
Crédito: Pixabay

Mesmo que não vá deixar o celular conectado na tomada a noite toda, é comum deixar o carregador na tomada sozinho, sem o celular, para sempre saber onde ele está. Mas será que isso faz gastar muito mais energia?

A verdade é que até faz diferença na conta de energia, mas em uma proporção mínima. Se for apenas um carregador em casa, não vai fazer muita diferença, mas se forem vários, vale mais a pena desconectar. O aumento no custo é o único risco que pode haver nesse caso.

Se o aparelho estiver conectado ao carregador a noite toda, o consumo aumenta um pouquinho, mas para apenas 1 aparelho conectado, esse aumento é de cerca de R$15,00 por ano. Então, nesse sentido, não é um problema deixar o celular conectado na tomada a noite toda ou esquecê-lo conectado ao longo do dia.

2. Segurança – o celular conectado na tomada após carregar completamente pode explodir?

celular pode explodir na tomada
Crédito: Pxhere

Embora haja muitos vídeos e fotos na internet mostrando pessoas com seus smartphones destruídos, não é um alto risco. Aliás, em muitos dos casos, o celular nem estava conectado à tomada. É mais um problema da série do aparelho do que do ato de deixá-lo carregando além do tempo necessário.

Além disso, os aparelhos mais modernos possuem bloqueio automático da corrente elétrica quando terminam de carregar. Isso é bom tanto para a economia de energia, quanto nesse sentido de segurança, para quem tem medo que o aparelho superaqueça e exploda.

O que você não deve fazer é deixar o celular carregando em um lugar arriscado, como perto de eletrônicos quentes ou pegando sol. Bateria e excesso de calor não combinam. Aliás, não é bom que isso aconteça mesmo que o celular não esteja carregando.

3. Ciclo de vida – a bateria estraga mais rápido ao deixar o celular conectado na tomada a noite toda?

Nesses aparelhos mais modernos que bloqueiam a alimentação assim que a carga do celular chega em 100% também ajudam a preservar a bateria do aparelho. Mesmo que todas as baterias e também os carregadores de smartphones tenham um ciclo de vida útil que vai terminar um dia, deixar o celular por mais tempo do que o necessário na tomada não vai reduzir o ciclo de vida dele por causa desse bloqueio.

Para você saber, a média do ciclo de vida de uma bateria é de 400 cargas completas. Então, só considera-se uma carga completa quando o celular ficou zerado de bateria e você deixou carregar até 100%. Se tirar da tomada antes, não completa um ciclo, mas considera a porcentagem carregada. Então, a média de tempo que uma bateria se mantém em boas condições é de 1 ano ou 1 ano e meio, conforme a frequência que você utiliza e carrega.

O ideal é que você carregue seu celular de 0% a 100% uma vez ao mês. Depois, que nunca deixe ficar com menos de 40% ou até 20% e deixe carregar até 80% ou 90%. Assim a bateria dura mais. De modo geral, quando estiver perto das cargas finais, a bateria vai começar a viciar e ficar danificada, não tem como evitar. Mas deixar o celular conectado na tomada a noite toda não vai acelerar esse processo, não se preocupe.

4. Saúde – usar o celular demais causa câncer no cérebro?

celular causa câncer no cérebro
Crédito: Pixnio

Essa é uma questão que vai além do fato de deixar o celular conectado na tomada a noite inteira. E para a sua frustração, não existe uma resposta concreta para confiar. Isso porque, mesmo havendo muitas pesquisas sobre o aumento da incidência de casos de câncer no cérebro desde que os celulares de popularizaram, elas até deduzem, mas não podem afirmar que a causa seja o uso do celular.

Um dos motivos é que o aumento dos casos de câncer acomete pessoas com mais de 50 anos, o que não condiz com o público alvo do uso excessivo de smartphones. Além disso, não foi só o uso de celulares que aumentou nas últimas décadas, mas também de outros eletrônicos, alimentos e exposição a produtos tóxicos.

Resumindo, mesmo com esses outros fatores de risco, não se pode simplesmente isentar a participação do celular no aumento dos casos de doenças como o câncer. Então não custa ter bom senso e utilizar o aparelho celular com moderação e da forma recomendada pelos fabricantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

alimentos a evitar quando estiver estressada

3 Grupos de alimentos a evitar quando estiver estressada

usar o celular em posto de gasolina

Usar o celular em posto de gasolina pode causar explosão? Mito ou verdade?