em

Dar descongestionante nasal a crianças pode não ser seguro

Especialistas dizem para não dar descongestionante às crianças para os sintomas do resfriado comum
dar descongestionantes nasais aos filhos
Crédito: Pixabay

Em crianças, as gripes e resfriados são bem desagradáveis e, por elas não entenderem direito o que está acontecendo, ficam mais abatidas. Para aliviar o sofrimento da criança, muitos pais optam por dar descongestionante nasal, mas isso pode não ser seguro, de acordo com especialistas.

Entenda o que especialistas dizem

As gripes e os resfriados são causadas por um vírus e duram normalmente de 7 a 10 dias, saindo do corpo naturalmente. O problema é que as crianças ficam impacientes e é comum que pais decidam dar descongestionante nasal aos filhos.

dar descongestionante nasal em crianças pode não ser seguro
Crédito: Parents Magazine

Segundo especialistas, esses medicamentos nunca devem ser utilizados por crianças com menos de 6 anos. Já entre crianças de 6 a 12 anos, a utilização deve ser cautelosa, por ser um remédio que não é necessáriamente uma prescrição médica. Para os médicos, não há evidências de que o descongestionante nasal realmente funcionem em crianças. Mesmo em adultos, a eficácia é muito baixa.

Muitos dos remédios para gripe e resfriados contêm ácido acetilsalicílico, ibuprofeno e paracetamol, que vão impedir o corpo de produzir anticorpos e lutar contra a doença. O modo mais seguro de aliviar os sintomas de gripes e resfriados em crianças é usando remédios naturais.

Dar descongestionante nasal a crianças pode não ser seguro entenda
Crédito: Video Blocks

Existem diversos remédios naturais que são muito populares e recomendados pelos médicos. O mel cru é um deles, que possuem propriedades antivirais naturais e ajudam com tosses e resfriados. Outra opção muito popular é a canja de galinha, que até é objeto de estudo do Centro Médico da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos. Segundo os pesquisadores, essa sopa tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar os efeitos colaterais de gripes e resfriados.

Se o problema for nariz entupido, existem diversas formas de melhorá-lo sem a necessidade de utilizar remédios. Uma delas é a inalação, que pode ser feita através de uma aparelho próprio ou por meio de uma panela com água potável quente que esteja com bastante vapor. Uma dica é utilizar óleo ou folhas de eucalipto na água da inalação, pois ela abre a narina e melhora a respiração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
cachorro sozinho em casa
Como deixar o cachorro sozinho em casa
chinesa acorda com problema auditivo
Chinesa acorda com problema auditivo: não consegue ouvir homens