cura da calvice
Crédito: Freepik

Cura da calvície pode estar mais próxima do que você imagina

Pesquisadores aliam impressão 3D e clonagem para encontrar a solução do problema

Publicidade

Mulheres e homens podem sofrer com a alopecia, que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é uma doença androgenética. Ela pode ter influência de fatores genéticos e também ambientais, como a forma de tratamento dos fios, exposição a químicos ou agentes agressivos e afins.

Segundo a SBD, essa condição pode levar à perda parcial ou total dos fios, sendo muito mais comum entre os homens, com 80% dos casos. Além disso, a calvície age de forma diferente entre homens e mulheres. Para eles, a perda de fios fica mais concentrada na parte mais superior, já elas tendem a perder em toda a cabeça.

Por mais que a alopecia seja causada principalmente por fatores genéticos ou hormonais, também existem outras causas. Por exemplo, o uso de química, excesso de oleosidade, utilização do secador ou prancha também podem desencadear o processo. Além disso, outro fatores como o estresse e a ansiedade impulsionam problemas hormonais.

Mas existem diversos tratamentos para amenizar ou até dar fim ao problema. Alguns são mais eficazes, rápidos e caros do que outros, porém sempre devem ser recomendados por dermatologistas. Em um estudo recente, foi encontrada uma solução definitiva e revolucionária, ainda em desenvolvimento.

Publicidade

Impressão 3D e clonagem podem ser a cura da calvície

Um estudo desenvolvido por pesquisadores de universidades e empresas foi publicado na Revista Científica Nature, causando alvoroço no setor. Nele, eles mostram o sucesso no implante de um bulbo capilar em camundongo. Parece que não há nada de novo nisso, porém é realmente revolucionário.

No transplante atual, o que se faz é pegar o fio de uma região da cabeça e levar para outra, implantando no local. Parte resiste, porém alguns não se adaptam e acabam não trazendo o resultado esperado. Dessa forma, são necessárias várias sessões para poder surtir algum efeito, em geral.

Já a técnica desenvolvida pela equipe multidisciplinar do estudo visou uma forma de fazer com que células tronco criassem novos fios, do zero. Porém, apesar de conseguir direcionar, não se conseguia fazer com que os bulbos gerados funcionassem. Isso porque os fios encravavam ou cresciam desordenadamente, quando acontecia.

A solução veio da equipe da Universidade Columbia, que apresentou um modelo de contenção dos bulbos, direcionando o crescimento e mantendo-os unidos. Isso fez com que ele se multiplicasse com mais facilidade e aumentasse a durabilidade, reduzindo a morte. Isso tudo através da impressão 3D de contenções de gelatina, mantendo os folículos e papilas no lugar certo.

Publicidade

Porém, dada a complexidade e novidade da técnica, ainda se tem muito o que aperfeiçoar, não estando disponível no mercado. E quando estiver, será um procedimento para poucos, com muito dinheiro. Enquanto isso, que tal conhecer algumas técnicas já conhecidas, para o tratamento da alopecia?

Tratamentos para calvície

cura da calvice tratamentos
Crédito: Freepik

Existem alguns tratamentos que tem maior ou menor grau de eficácia, sendo adequados a casos específicos. Por isso, antes de pensar em começar qualquer tratamento, precisa primeiro ir a um dermatologista de confiança. Isso faz com que o procedimento seja mais seguro e que tenha o retorno esperado.

Medicamentos

A forma mais comum de tratamento para a calvície é a utilização de medicamentos prescritos por médicos. De acordo com a SBD, os mais comuns são “soluções de minoxidil e 17 alfa estradiol e orais, como a finasterida e antiandrógenos sistêmicos, como a ciproterona e espironolactona”.

Publicidade

Laser

É um procedimento mais oneroso, mas apresenta bons resultados, a depender de cada caso. Em geral, cada sessão leva 20 minutos, sem causar danos à pele ou dor. O laser age estimulando a divisão celular através da aceleração do metabolismo celular. Além disso, também faz com que elimine toxinas, facilitando a fixação e desenvolvimento dos bulbos.

Transplante

O processo atual de implante de cabelo consiste na retirada do bulbo e fio de um local para inserir em outro. Isso acontece por causa de uma técnica delicada e que nem sempre traz os resultados esperados. Para isso, o paciente recebe uma anestesia com eficácia local e passa até 5 horas no centro cirúrgico, onde os profissionais transportam fio por fio até áreas necessárias.

Eletroestimulação

Por fim, há também a técnica de eletroestimulação, mais recente e que tem recebido a adesão de muitas pessoas. Seus resultados são mais lentos, podendo levar até seis meses para dar o resultado esperado. Para isso, são dados leves choques no couro cabeludo, estimulando as células do bulbo e fazendo com que cesse a queda e estimule o crescimento. É indolor e dá resultados a médio prazo.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM