em

Como cuidar de cactos

Veja seis dicas muito importantes para manter seus cactos bonitos e saudáveis por muitos anos
cuidar de cactos
Crédito: Pixabay

Os cactos são plantas da família das suculentas, conhecidos por sua resistência ao clima seco. Assim como as suculentas, uma das principais características dos cactos é ter uma estrutura inflada, com folhas mais gordinhas, nas quais é armazenada uma quantidade de água. Essa água serve para a manutenção da planta durante alguns meses, quando ela está no seu habitat natural, que são as terras áridas e desérticas de diferentes partes do mundo. Se você aprecia essas plantas e gostaria de cultivá-las em casa, veja como cuidar de cactos.

6 Dicas para cuidar de cactos

dicas de como cuidar de cactos
Crédito: Pixabay

Por serem conhecidos como plantas muito resistentes ao calor e clima seco, há quem pense que os cactos quase nunca precisem ser regados, nem de cuidados especiais. Porém, não é bem assim. Toda planta, por mais resistente que seja, precisa de um ambiente propício para se desenvolver. Confira como cuidar de cactos em passos simples.

1. Prepare o solo ideal

O primeiro passo para cuidar de cactos é escolher um vaso com furinhos embaixo, preferencialmente de argila (cerâmica) para ajudar a absorver o excesso de água. Então, dentro do vaso, deverá colocar uma mistura de argila, areia grossa e folhas picadas. A função da areia é permitir o escoamento da água, então não deverá ser muito fina para não compactar o solo.

2. Manutenção do adubo

Se o solo para o cacto for preparado nas condições ideais para o seu crescimento, somente depois de uns quatro anos a planta vai precisar de um adubo novo. Use farinha de osso, pouco a pouco, e adubo líquido. Se for usar adubo sólido, precisa colocar perto das raízes.

3. Regue pouco

De fato, os cactos não precisam de muita rega, pois mantêm um estoque em suas folhas e raízes. Mas mesmo assim, quando perceber que o solo está seco, quer dizer que a planta precisa de mais água. No verão a média de regas é uma vez por semana ou duas por mês. No inverno, se fizer frio na sua cidade, as regas podem ser ainda mais espaçadas.

4. Não faça podas

Muitos tipos de plantas precisam ser podadas para estimular seu crescimento e mantê-las saudáveis. Mas com os cactos é diferente. Eles não precisar ser podados, aliás, nem devem. Então é mais uma praticidade para quem gosta de plantas, mas não é muito dedicado a ficar cuidando delas todos os dias.

5. Replante

Se quiser aumentar sua coleção de cactos sem precisar comprar novos, retire uma das suas folhas bem na base e coloque-a sobre um outro vaso ou no mesmo, com a parte aberta para dentro da terra. Não enterre a folha toda, apenas a base. Depois de algumas semanas ele vai começar a criar raízes e crescer. Tenha os mesmos cuidados com a terra, regas e adubo.

6. Posicionamento do sol

Com as mudanças de estações, as plantas que estavam em um quintal recebendo luz solar por 5 horas ao dia, podem começar a receber apenas 4 ou 3 horas. Então, fique atento à posição solar para que seus cactos recebam a quantidade necessária de sol ao dia e não fiquem doentes. Eles sempre devem estar em um local que pegue luz, mesmo que seja com sombra por algumas horas.

Veja outras dicas e mais detalhes de como cuidar de cactos e também de suculentas:

marmitas low carb
8 Receitas de marmitas low carb deliciosas
limpar o liquidificador
Como limpar o liquidificador: dicas simples