em

Como cuidar da sua moto e mantê-la como nova

Veja 10 dicas de ouro para cuidar bem da sua máquina e fazer ela durar muito tempo.

cuidar da sua moto
Crédito: Pixabay

Assim como os amantes de carro, quem tem paixão por motos faz questão de buscar os melhores conselhos para mantê-las sempre em perfeito estado de conservação. Não é para o caso de querer vender, pelo contrário, é por amor à sua máquina. Então, se são dicas valiosas que você procura, veja agora como cuidar da sua moto e mantê-la como nova.

10 Dicas para cuidar bem da sua moto para durar mais

As dicas são bem variadas para que você se lembre que cada parte da sua moto precisa de um cuidado especial. Assim poderá fazer um check-up prático sem esquecer de nada. Confira:

1. Lave a moto com certa frequência

lavar a moto com frequência
Crédito: Pixabay

Não precisa ser todo dia nem toda semana. Vai depender do quanto você usa a sua moto. Mas para manter a aparência dela sempre bonita, não deve deixar a sujeira ficar por muito tempo, seja na pintura, nas ferragens ou pneus.

Assim também evita utilizar produtos mais fortes para sujeira pesada, pois um balde com água e sabão vai dar jeito.

2. Mantenha a moto protegida

É muito mais fácil encontrar um cantinho com teto para guardar a moto do que é para um carro, e esse cuidado é importante. Tanto no sol quanto no sereno, com o tempo, a pintura da moto pode ser danificada, além de estar correndo o risco de manchar com dejetos de pássaros e pedras jogadas por outros veículos que podem acertá-la. Se não puder evitar, tenha uma capa protetora.

3. Encere a moto

encerar a moto com frequência
Crédito: Pixabay

Esse hábito você pode ter para cada 2 ou 3 meses, também vai variar conforme você usa a moto e se ela passa muitas horas na rua, desprotegida. Encerar ajuda a manter a pintura mais bonita e conservada.

4. Faça manutenção e revisão

É muito comum deixar de lado quando a moto apresenta algum pequeno defeito, seja na mecânica ou somente algo estético. Mas não consertar o problema, por menor que seja, vai fazer com que ele aumente e acabe dando um grande prejuízo.

Então mais vale gastar um pouco logo que perceber um dano do que gastar muito para corrigir depois. Além disso, cuidar da sua moto e mantê-la com a revisão em dia é uma obrigação pela sua segurança.

5. Seja prudente na direção

guiar a moto com cuidado

Crédito: Pixabay

É claro que guiar a moto com cuidado tem tudo a ver com mantê-la bem-preservada. Assim você evita acidentes, mesmo que seja arranhões em outras motos, carros ou cercas. Dirigir com cautela é importante para a moto, para você e para as outras pessoas com quem você divide o trânsito. Seja um motociclista consciente.

6. Mantenha os pneus calibrados

A calibragem dos pneus é outro ponto importante quando o assunto é cuidar da sua moto. Pneus calibrados têm maior aderência ao solo. Se for levar mais uma pessoa, a calibragem deve ser aumentada no pneu traseiro. Fique de olho no que o fabricante do pneu recomenda como calibragem ideal, pois ela é variável conforme o tipo.

7. Fique de olho nos freios

cuide bem dos freios da moto
Crédito: Pixabay

Se sua moto tem freios a tambor, tenha mais cuidado, pois especialmente em dias de chuva é mais arriscado. Mantenha a folga do cabo ou do varão do freio sempre bem ajustada. Já se você tiver freio a disco, ele vai se ajustar sozinho, mas mesmo assim você precisa conferir o fluido do reservatório que mantém o freio hidráulico funcionando bem.

Se perceber que o nível baixou muito depressa, confira se não é hora de trocar as pastilhas.

8. Troque o óleo do motor

A cada 3 mil quilômetros rodados com a sua moto é hora de trocar o óleo do motor e também o filtro. Se a moto for de baixa cilindrada pode ser necessário fazer esse procedimento a cada mil quilômetros. Mas no caso de não chegar a essa quilometragem em menos de seis meses, quando completar esse tempo, troque assim mesmo.

9. Lubrifique a corrente

manter corrente da moto lubrificada
Crédito: Pixabay

A função da corrente é transmitir a força gerada do motor para as rodas. Para que ela cumpra essa tarefa com perfeição, precisa estar sempre lubrificada. Então, a cada 500 quilômetros aplique um óleo tipo 90 ou graxa náutica. Assim você evita que haja um excesso de desgaste e a necessidade de troca precoce.

10. Verifique a bateria

A cada seis meses é importante conferir o nível de água na bateria da sua moto. Se antes desse tempo você perceber que o farol fica mais fraco na marcha lenta ou mais forte ao acelerar, é um sinal de que a bateria precisa de atenção urgente. Se não tomar esse cuidado você corre o risco de ficar na estrada.

Com essas dicas, não tem erro. Esse é o mínimo do que você precisa fazer para cuidar da sua moto e ter sempre uma companheira à disposição para lhe acompanhar no trabalho ou nos passeios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

muco cervical

O que é, tipos e o que pode ser muco cervical em grande quantidade?

fazer as unhas em pouco tempo

7 Dicas para fazer as unhas em pouco tempo