em

Veja como cuidar do seu cabelo e acabe com os fios na escova!

Quem nunca sofreu de perda de cabelo? Todos nós já sofremos deste mal ou conhecemos quem sofra. Todos nós já vimos os cabelos que deixamos no banho ou nas escovas e, provavelmente, já tentamos mudar de xampu, de cremes ou outras loções.

Sabia que a alimentação, a genética e o sistema imunológico estão também ligados à queda de cabelo? Pois se não sabia, este artigo é para você! Atente nas curiosidades que se seguem.

Se o nosso organismo for saudável e fortalecido, reduz as possibilidades de queda de cabelo. O mercado cosmético e dos produtos para o cabelo é um mercado multimilionário mundial e, é verdade, que muitos dos produtos aparentam deixar o cabelo mais bonito e saudável. Contudo, na verdade, eles só fazem um tratamento superficial, não curam a verdadeira causa da queda ou do aspeto mais rugoso, seco ou frágil.

Em contrapartida, existem vários tratamentos naturais, com ingredientes não processados e sem efeitos colaterais, que qualquer um pode aceder e fazer em casa. Estes procedimentos naturais irão ajudar a fortalecer o seu cabelo, tanto no aspeto como na saúde dele mesmo. Tome nota de algumas dicas e fique com um cabelo de meter inveja:

  1. Óleo de rícino:

É um óleo muito espesso que pode atenuar com óleo de amêndoa ou óleo de coco. Contém vitamina E e ômega 9, o que ajuda a manter um cabelo saudável. Só precisa de aplicar no couro cabeludo e massajar, depois deixar atuar por uma hora e, para finalizar, enxaguar com xampu suave ou natural.

  1. Azeite, mel e ovo

queda-cabelo

Misture numa tigela uma colher de chá de azeite, mel e ovo. Mexa até formar uma pasta sedosa. Aplique o preparado no seu cabelo e no couro cabeludo, deixando ficar por 20 minutos. De seguida, passe por água morna e enxágue com um xampu suave.

O mel será importante para um crescimento saudável, graças aos seus antioxidantes e nutrientes.

  1. Máscara de clara de ovo

Aplique a clara do ovo no couro cabeludo e deixe atuar por 15 minutos. É excelente para o tratamento dos seus fios do cabelo, graças às suas propriedades ricas em ferro, proteína e zinco.

  1. Alho

Fácil de arranjar na cozinha, o alho tem propriedades medicinais excelentes que permitem controlar a perda do cabelo.

Para tratar o seu cabelo, pegue em 7 ou 8 dentes de alho, esmague e ferva em azeite. Deixe esfriar e depois coloque no couro cabeludo. Repita este processo regularmente.

  1. Óleo de alecrim

É usado como tônico capilar e estimula o crescimento do cabelo saudavelmente, prevenindo a queda de cabelo.

O que necessita:

  • Pote de vidro com tampa e boca larga
  • Azeite extravirgem de oliva
  • Ramos de alecrim fresco
  • Coador
  • Tigela

Como preparar:

  1. Escolha uma quantidade de alecrim, lave e coloque dentro do pote de vidro.
  2. Deite azeite de oliva e tape. Deixe o frasco repousar num local fresco por 30 minutos.
  3. Posteriormente, para finalizar, coe o líquido numa tigela e ponha o óleo de alecrim num pequeno recipiente fechado.

Deixe sempre o óleo num lugar fresco e escuro, mas não se esqueça que a sua validade é de apenas 2 semanas.

Agora a hora de aplicar no cabelo: Lave o seu cabelo com uma mistura de duas colheres de sopa de xampu suave com duas colheres de sopa de óleo de alecrim.

  1. Cebola

cebolas

Rale 2 ou 3 cebolas e extraia o suco. Aplique no couro cabeludo e deixe atuar por 30 minutos. Depois lave com um xampu suave. As propriedades da cebola irão auxiliar na formação de colágeno e no crescimento do cabelo.

  1. Babosa ou erva de aloés

De todos os truques que já referimos, este é capaz de ser o mais eficaz. A babosa atua como um condicionador que melhora a qualidade do seu cabelo. Este fica naturalmente mais suave e sedoso.

Para tratamento, misture duas colheres de sopa de um xampu suave com um colher de sopa do gel de babosa. Adicione leite de coco e meia colher de germe de trigo. Deixe atuar nos seus cabelos por alguns minutos e depois, é só enxaguar bem.

  1. Óleo de vitamina E

Este óleo é rico em antioxidantes e ajuda na estimulação do sangue do couro cabeludo, participando no aumento do oxigênio no corpo.

Para tratamento, basta você aplicar e massajar o couro capilar. Deixe o óleo atuar durante a noite e só enxágue no dia seguinte, com um xampu natural.

  1. Batata-inglesa

É um alimento que estimula o crescimento do cabelo e, devido aos nutrientes que esta contém, a batata-inglesa é bastante benéfica para a nossa saúde. Falamos de vitamina A, B e C, que vão tornar o nosso cabelo nutrido. Por isso, é ideal para cabelos quebradiços e frágeis.

Misture numa tigela uma xícara e meia de suco de batata com uma colher de chá de mel, água e ainda uma gema de ovo. Aplique no cabelo úmido e deixe atuar por meia hora. Depois é só retirar, lavando o cabelo com um xampu suave. Este tratamento deve ser repetido uma vez por semana.

  1. Suco de limão

É sabido que o limão é um cítrico que engloba muitos nutrientes e grandes capacidades antioxidantes. Fazem parte deste fruto a vitamina C e o ácido fólico, que são quase como um remédio natural para o cabelo.

Apenas precisa de misturar uma colher de sopa de suco de limão e duas colheres de coco ou azeite de oliva. Coloque no couro capilar e deixe agir por uma hora. Posteriormente, você deve enxaguar com um xampu suave. Tente sempre fazer este tratamento à noite, mas não se esqueça de não se expor ao sol no dia seguinte.

  1. Feno-grego

Produto composto por lecitina e outras proteínas, que irão auxiliar fortemente na hidratação dos fios do cabelo e no fortalecimento dos mesmos.

Para fazer o remédio, é só colocar em água uma xícara de sementes de feno-grego e deixar de molho durante a noite. No dia seguinte, de manhã, pegue no liquidificador e bata a mistura até formar uma pasta.

Antes de aplicar no couro cabeludo, é importante que aplique um pouco de óleo de coco no cabelo e só depois a pasta. Deixe atuar por uma hora e depois, é só passar água morna e xampu.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

Veja-se livre do ácido úrico e da famosa gota! Saiba como aqui!

Tem cáries nos dentes e não sabe como tratá-las? Saiba tudo aqui!