Cuidados necessários para ter as unhas longas
Crédito: Freepik
em

7 Cuidados necessários para ter as unhas longas

As unhas longas exigem cuidados na rotina para evitar que quebrem e para se manterem fortes e saudáveis

Publicidade

Há mulheres que têm unhas bem fortes e conseguem deixá-las crescer bastante, mesmo tendo que fazer várias tarefas de casa, mexer com água e afins. Mas, se não for o seu caso, precisa ver o que pode adaptar na sua rotina de tarefas manuais para conseguir que suas unhas fiquem longas, lindas e fortes. Veja essas dicas.

1. Use luvas de borracha

Sempre que você for fazer uma tarefa doméstica que envolva uso de água ou produtos de limpeza, use luvas de borracha para proteger as unhas do excesso de umidade, pois elas ficam mais amolecidas.

2. Não use as unhas como ferramenta

Evite ficar forçando suas unhas ao usá-las como ferramenta no lugar de pinças, facas e chaves para limpar cantinhos, tentar abrir alguma coisa, apertar parafusos, digitar e afins. Sim, há quem use as unhas para tudo isso, mas o risco de lascá-las é alto.

3. Faça lixamentos periódicos

Não tenha medo de lixar suas unhas porque elas vão diminuir de tamanho. O lixamento fortalece as unhas, evitando que elas cresçam com as pontas mais finas e irregulares, o que pode causar a quebra. Lixe uma vez por semana ou a cada 15 dias, conforme notar que elas estão crescendo e ficando com as pontas irregulares, e não precisa lixar muito, só o suficiente para nivelar.

Publicidade

4. Mantenha as unhas fortalecidas e protegidas

A forma de fazer isso é mantendo as unhas esmaltadas ou, pelo menos, com uma base fortalecedora. Evite aplicar esmaltes cheios de glitter ou muito difíceis de remover, pois precisa usar mais removedor e esfregar mais as unhas para isso.

5. Mantenha as unhas hidratadas

Sempre que for trocar seu esmalte, aproveite para hidratar as unhas com um creme próprio. A pele das cutículas também deve estar hidratada para favorecer o crescimento das unhas. Lembre-se que o removedor resseca as unhas e pode causar descamação, então, hidrate-as sempre antes de esmaltar de novo. Prefira um removedor sem acetona.

6. Evite alongamento de unhas

Fazer alongamento de unhas pode ser prejudicial ao crescimento das unhas, principalmente quando é mal aplicado ou quando você usa por muito tempo sem intervalo para as unhas se recuperarem. Se o alongamento for mal aplicado e houver infiltração, as unhas desenvolvem fungos e aí não crescem mais até que você faça um tratamento médico e cure o problema por completo.

Publicidade

Aproveite para ver: 5 Remédios caseiros para fungos nas unhas

7. Cuide da sua alimentação

Sim, a forma como você se alimenta é fundamental para que as suas unhas cresçam fortes e bastante. Alguns alimentos que favorecem o crescimento das unhas são banana, sementes de abóbora, tomate, brócolis, cenoura, vagem, peixes, leite e derivados, ovos, couves e castanhas.

Anemia hemolítica autoimune

Anemia hemolítica autoimune: sintomas e tratamentos

o que é a Síndrome de Rokitansky

Síndrome de Rokitansky: saiba o que é e como são os tratamentos