Os cachorros podem comer vários tipos de alimentos que os humanos comem. Mas, não é de tudo. Precisa ter cuidado para evitar os alimentos que não fazem bem, e cuidado com os temperos que for usar. Se quiser alimentar seu cão com a sua comida, o ideal é preparar especialmente para ele ao invés de dar as sobras do que você comeu.
12 Cuidados com restos de comida para o cachorro:
1. Nunca dê doces ao seu cão
Não é só o chocolate que é proibido para os cães. Qualquer alimento com açúcar e adoçante – até os naturais, oferece risco à saúde do seu pet. Os cães ficam obesos facilmente, podem desenvolver diabetes, além de sofrerem intoxicação, hipoglicemia e insuficiência hepática.
2. Escolha gorduras de boa qualidade
Assim como os humanos, os cães também precisam de gordura para a manutenção da saúde. Mas, não é todo tipo de gordura. Nunca dê gordura saturada, de frituras e alimentos processados. Escolha gorduras de boa qualidade e em quantidade equilibrada.
3. Não dê comida com sal
Esse é um dos motivos para você evitar dar os restos da sua comida para o seu cão. A sua comida provavelmente tem sal, mesmo que seja pouco. O cão não precisa de sal no alimento para satisfazer suas necessidades nutricionais, pois o alimento em si já contém o sódio que o cão precisa.
4. Não dê comida com alho e cebola
Podem parecer dois ingredientes inofensivos, mas não são. O alho e a cebola contêm compostos sulfurosos extremamente tóxicos para seu cão. Ele pode ter uma alteração nas hemoglobinas e ficar com anemia grave.
5. Nunca dê uva ao seu cão
Tem uma boa variedade de frutas que seu cão pode comer como petisco, em quantidade equilibrada. Mas, a uva não é uma delas, inclusive as passas, pois podem causar falência renal.
Veja quais frutas o cachorro pode comer sem medo.
6. Tome muito cuidado com as sementes das frutas
Apesar de poder oferecer vários tipos de frutas ao seu cão, lembre-se de sempre remover as sementes e caroços. Essas partes contêm ácido cianídrico, que se transforma em cianeto (veneno) durante a digestão.
7. Pode dar ovo e frango sem tempero
Ovo cozido sem casca e peito de frango cozido e sem osso formam um lanche interessante, rico em proteína de alto valor biológico, para oferecer ao seu cão. Não tempere e não exagere na quantidade.
8. Pode dar iogurte natural nos dias quentes
Em dias quentes, seu cão pode gostar de comer um pouco de iogurte natural e sem açúcar, bem geladinho, tipo um sorvete.
9. Batata-doce com moderação
Os cães não podem comer doces, mas a batata-doce entra na lista dos alimentos permitidos. Eles gostam do sabor adocicado e ela é muito saudável. Mas, ofereça com moderação, pois causa gases e desconforto intestinal.
10. A vagem cozida é uma boa
Se quiser oferecer um vegetal cozido além da batata-doce, a vagem é uma boa escolha. Experimente para ver se o seu pet gosta.
11. Peixes cozidos com cuidado por causa dos espinhos
Pode dar todo tipo de peixe para o seu cão (menos arabaiana, que é tóxico). Tenha o cuidado de remover todos os espinhos, desfiando bem a carne, já cozida.
12. Não substitua a ração
Todas essas dicas de alimentos que você pode dar ao seu cão são para oferecer em pequena quantidade, como um petisco, na proporção extra de 5% da alimentação diária dele. A ração continua sendo o alimento mais completo.
Veja também: