Cuidados na hora de lavar e secar roupa preta para ela não desbotar
Crédito: Freepik
em

4 Cuidados na hora de lavar e secar roupa preta para ela não desbotar

Veja como evitar as manchas brancas e bolinhas na roupa escura

Lavar roupa preta pode não ser a coisa mais fácil do mundo. Não somente por causa das benditas bolinhas ou manchas brancas, mas também pela dificuldade em manter a cor. Mas saiba que, com pequenos detalhes, você pode evitar que suas roupas pretas desbotem. Siga as melhores dicas para deixá-las sempre novinhas!

Para evitar manchas brancas

Algumas coisas bobas podem acabar criando manchas esbranquiçadas nas roupas pretas. Veja quais são e como evitar.

  • Desodorante: algumas marcas de desodorante podem criar manchas na peça, quando em contato com o tecido. Para evitar, compre aquelas indicadas para roupas pretas ou aplique sem blusa e só coloque-a depois de estar completamente seca;
  • Sabão em pó na máquina: se você lava roupa preta na máquina com sabão em pó, pode ser que já tenha encontrado manchas brancas nas peças. Isso acontece quando ele não é bem diluído, ficando concentrado em algumas partes da roupa. Evite o problema usando sabão líquido para roupas pretas;
  • Água sanitária: acidentes acontecem e, infelizmente, eles podem envolver água sanitária. Ela causa uma mancha mais clara ou branca nas peças pretas, podendo até inutilizá-la. Se for aquela peça que você ama, pode ser que preencher o espaço em branco com tinta preta para tecido funcione. Ou até mesmo tingir tudo com tinta em pó, um processo lento, mas em alguns casos eficaz.

Como não fazer bolinhas e fiapos

Por mais que a roupa esteja novinha, ela pode ficar com aspecto de antiga ou desbotada se estiver cheia de bolinhas e fiapos. Também os pelos dos pets podem ser um problema, porém todos de fácil solução. Veja o que fazer em cada caso:

  • Separe as peças: lave roupas pretas somente com outras bem escuras. Isso evita os fiapinhos de outras cores, que dão aquele ar de desbotado,
  • Vire as peças: Também vire as peças no avesso, evitando atritos que possam causar as temidas bolinhas;
  • Passe o rolinho: se estiver com peças já infestadas de bolinhas, pelos e fiapos, passe o rolinho adesivo.

Para lavar corretamente

Você já sabe que deve lavar peças pretas somente com outras bem escuras e que devem estar no avesso. Além disso, certamente já reservou o sabão líquido, para evitar o acúmulo dos produtos nas peças.

A partir daí, agora é só escolher um ciclo para roupas delicadas, adicionar um pouco de vinagre e pronto! Suas peças vão sair perfeitas e sem desbotar. Se lavar na mão, se lembre de nunca espremer muito para não estragar as fibras do tecido.

Como secar roupa preta

Peças escuras e o sol não são grandes amigos. Evite a exposição direta aos raios solares — principalmente esturricar as roupas no varal! Estenda as peças em local com boa ventilação e sombra, além de manter todas no avesso também na hora de secar. O ideal é usar pregadores de plástico e que não marquem a peça, deixando bem esticadas. Na hora de passar, nada de exagero, pois o calor também pode desbotar.

Teste o que você vê na foto diz muito sobre sua mente

Teste: o que você vê na foto diz muito sobre sua mente

não deixar uma pimenteira morrer

5 Dicas para não deixar sua pimenteira morrer