Cuidados essenciais para a saúde da mulher
Crédito: Freepik
em

9 Cuidados essenciais para a saúde da mulher

Toda mulher — de qualquer idade — deve ter esses cuidados

Muitas mulheres são verdadeiras cuidadoras, se preocupando com todos que ama. Não deixam faltar nada, orientam e proveem tudo o que é necessário para sua família e amigos queridos. Mas infelizmente, elas deixam de lado alguém muito importante: elas mesmas. Identificou alguém? Então veja quais são os cuidados essenciais que as mulheres devem ter para se manterem saudáveis, em qualquer idade.

Alimentação

Cuide da sua alimentação como se estivesse orientando um filho seu, só que com a grande vantagem de ter maior poder de persuasão. Beba bastante água e mantenha o equilíbrio entre os nutrientes necessários e as gostosuras da vida… Afinal, elas não podem ficar de fora.

Mente ativa

Não deixe de estudar e desafiar sua mente, nunca. Mesmo que sua opção seja ficar em casa com as crianças, reserve um tempo para estudar o que ama e fazer atividades que estimulem seu cérebro. Artesanato, aprender um idioma ou instrumento são opções fantásticas para isso.

Mente tranquila

Mas não é somente de estímulo que sua mente precisa. Além de exercitá-la, como qualquer outra parte do corpo, é fundamental que você consiga reservar algum momento para ficar só e se ouvir. Faça caminhadas, medite, pratique yoga, vá para a igreja e deixe sua mente relaxar.

Interação social

Muitas mulheres acabam se afastando da família e dos amigos quando entram em um relacionamento e isso é um erro. É fundamental que você interaja com outras pessoas fora do seu círculo, principalmente com aquelas pessoas com as quais pode desabafar e ajudar em casos de ansiedade, dúvidas, medos, alegrias e até mesmo, abusos.

Sexo

Se optar por manter a vida sexual ativa, é fundamental que compreenda seu corpo e cuide dele. Vá ao ginecologista a cada 6 meses ou 1 ano e faça todos os exames direitinho. Use proteção e, é claro, divirta-se! E isso se aplica tanto a jovens adultas como às mulheres maduras.

Planejamento

Planejamento é tudo. Desde quando vai querer — se quiser — engravidar até mesmo quais serão os recursos utilizados ao longo da vida, tudo pode ser planejado. Claro que nem tudo sai como o previsto, mas ter planos ajuda a reduzir a ansiedade e evitar problemas futuros.

Menstruação

A chegada da primeira menstruação é um momento emocionante e cheio de dúvidas. Por isso buscar informações é essencial. Mas se engana quem acha que isso é uma regra apenas para as adolescentes. A medicina está sempre avançando, da mesma forma que as ferramentas para lidar com esse momento tão feminino. Se informe, pesquise, entenda e respeite seu corpo durante o ciclo menstrual.

Na menopausa

Ela vai chegar para todas, isso é um fato. Mas não precisa ser um momento difícil ou sofrido. Novamente, informação e acompanhamento médico são a base para que tudo funcione bem, inclusive a sexualidade. As coisas ficam diferentes (e há quem diga que melhores) então se prepare e aproveite bem essa nova fase.

Sobre abuso

Infelizmente, essa é uma realidade na vida de muitas mulheres e interfere na saúde física e mental, não somente dela, mas de toda a família. Se perceber algum sinal de abuso psicológico ou estiver sofrendo o físico, denuncie. Fale com alguém de confiança ou ligue para a Central de Atendimento à Mulher, no número 180.

Se cuidar, se amar e, principalmente, se preocupar com a própria saúde é cuidar também de quem está em volta. Afinal, se você não estiver firme e forte, quem vai segurar a outra ponta da corda? Então se cuida tá?!

Chá branco para imunidade

Chá branco para imunidade: 5 benefícios e como fazer

Vacina para câncer

Vacina para câncer chegou na última fase de testes