saúde mental do idoso na quarentena
Crédito: Freepik
em

8 Dicas para cuidar da saúde mental do idoso na quarentena

Nesse momento de isolamento, ter companhia, mesmo que a distância, e uma rotina de atividades é essencial

Durante a quarentena, surgiram vários vídeos na internet de idosos “fugindo” de casa. Embora fossem cenas engraçadas, existe aí um alerta. Os idosos realmente podem ficar deprimidos e ansiosos ao sentirem que estão presos dentro de casa, sozinhos e sem nada para fazer.

Esses sentimentos estão afetando pessoas de todas as idades na quarentena, mas é preciso ter um cuidado especial com os idosos. Por conta da idade avançada, muitos já sofrem com doenças crônicas, e esses problemas podem se agravar, caso o idoso não seja cuidado de forma adequada.

Como cuidar da saúde mental dos idosos na quarentena

Justamente pela questão das doenças crônicas, os idosos também são parte do grupo de risco do covid-19. Por isso, é recomendado que eles fiquem em isolamento domiciliar. Esse fator os obriga mais ainda a estarem sozinhos e entediados.

Portanto, é importante que as pessoas que convivem com os idosos, ajudem-os a se distraírem dentro de casa, de várias formas. Essa é a técnica para cuidar da saúde mental do idoso na quarentena. Veja algumas dicas do que propor para fazerem juntos.

1. Contar e ouvir histórias

Os idosos costumam gostar muito de contar suas histórias do passado. Proponha ao idoso uma boa conversa, comece a fazer perguntas e a relembrar fatos agradáveis do passado para que ele comece a contar suas histórias.

Conte algumas também, de coisas que aconteceram com você, e peça conselhos. Esse bate-papo vai ajudar o idoso a se distrair, vocês vão se conhecer melhor e, ainda, vai ajudar a manter a memória dele mais ativa.

2. Proponha jogos de mesa

Mesmo os idosos que se interessam por tecnologia, ainda gostam dos jogos de mesa e tabuleiro. Essa também é uma ótima distração. Procure por jogos de damas, xadrez, ludo, cartas, dominó e outros, de acordo com o que a pessoa mais gostar. Vai render algumas horas de diversão, além de contribuir com a concentração do idoso.

3. Assistir filmes e programas

Os idosos costumam gostar muito de televisão, e hoje em dia é possível encontrar com facilidade filmes mais antigos para baixar. Pergunte ao idoso se tem algum filme que ele gostaria de rever, ou sugira filmes novos para ele conhecer.

4. Se estiver longe, mantenha contato

Caso o idoso more sozinho e você não possa estar com ele, faça bom uso da tecnologia. Envie mensagens, faça várias ligações vídeo, pois esse contato é essencial para que o idoso não se sinta sozinho e abandonado. Quando não se tem muito o que fazer, uma hora do dia parecem cinco.

5. Incentive a prática de atividades físicas

Se estiver em casa com o idoso, incentive-o a praticar algumas atividades físicas leves, de acordo com as limitações dele, como dançar na sala e fazer alguma ginástica. Se morarem em uma casa, uma caminhada pelo jardim também é muito boa.

6. Atividade extra como hobby

Cozinhar, mexer com costura, artesanato, carpintaria, tocar um instrumento… O que o idoso mais gostava de fazer nas horas vagas, e não tem feito mais? Talvez veja o momento para reacender o interesse dele a um hobby que deixou de praticar.

7. Organizar uma rotina

É bem importante que, se o idoso não tenha esse hábito, seja ajudado a criar uma rotina com horário para se levantar, tomar banho, comer, fazer atividades extras. A rotina ajuda a manter a cabeça organizada e mais tranquila, além de fazer o dia passar mais rápido e de forma mais útil.

8. Respeitar os desejos e necessidades

Durante todas essas atividades e tarefas, tome cuidado para não tratar o idoso como criança. Ele precisa se sentir respeitado, podendo opinar e conversar sobre as decisões que estão sendo tomadas. Do contrário, sua autoestima será afetada, e assim, sua saúde mental não será boa.

Deixe que ele faça sozinho tudo o que puder fazer, conforme suas limitações permitirem, mas esteja sempre por perto para ajudar no que for preciso e ser uma boa companhia.

Veja também: Menina de 7 anos lê poesia para idosos por telefone na quarentena

leite quente caramelizado

Receita de leite quente caramelizado para aquecer o dia

arroz doce com açúcar queimado

Como fazer arroz doce com açúcar queimado