idosos fungindo da quarentena
Crédito: Freepik
em

Vídeos engraçados de idosos fugindo da quarentena

Pode parecer engraçado, mas o risco que os idosos correm ao ficarem na rua é real. Veja como ajudá-los a ficar em casa

Para as famílias que têm idosos em casa, a parte mais difícil dessa quarentena é conseguir segurar os velhinhos do lado de dentro do portão. Para eles, a pandemia não é grave e não pode impedi-los de andarem livremente por aí. Então, mesmo sem a chave do portão, eles dão um jeito de tentar fugir de casa como se fossem crianças pequenas. Veja esses vídeos:

1. Pulando o portão

Esse senhor estava determinado a sair de casa, mesmo com um portão alto o impedindo. Pelo jeito, ele tem uma boa saúde física, pois estava tentando escalar o portão para sentir livre.

2. Usando a chave de fenda

Já este idoso não viu jeito de pular o portão, mas tentou usar uma chave de fenda para forçar a fechadura, já que estava sem as chaves.

3. Passando por baixo

Essa senhorinha, bem magrinha, percebeu que talvez pudesse passar por baixo do portão. Ela foi engenhosa. Colocou um tapete para ajudar na travessia, só que ficou presa e não conseguiu nem sair, nem voltar.

4. Muito brava

Essa idosa estava bem brava com a família querendo “governar” a vida dela.

5. Eu vou pra onde eu quiser!

Ela está certa, as pernas são dela, mas o risco que ela traz quando voltar é para toda a família.

Como fazer os idosos ficarem em casa na quarentena?

De fato, é bem complicado tentar convencer um idoso de que o coronavírus é perigoso. Depois de ver outras pandemias e até algumas guerras, os velhinhos acreditam que estão imunes, e que se tiverem de morrer, vai acontecer e pronto.

Mas a verdade é que, além de eles terem sintomas bem graves e morrerem de um jeito muito sofrido, os idosos também podem trazer a doença para casa depois de uma escapadinha. Assim, colocam toda a família em risco.

Se nem com essa explicação simples você conseguir manter o seu idoso dentro de casa, algumas dicas podem ajudar a mantê-lo entretido:

  • Faça um passeio de meia hora por dia com o idoso perto de casa. Não o deixe sair sozinho;
  • Em casa, arrume tarefas para ele fazer, mesmo que bem simples, mas para ajudar a passar o tempo;
  • Faça uma seleção de programas de televisão para o idoso assistir, escolhendo vídeos de programas ou novelas da época dele;
  • Idosos adoram contar histórias do passado. Sente e ouça essas histórias por algum tempo;
  • Ajude-o a fazer uma ligação por vídeo com um amigo que também não pode sair de casa, assim eles vão poder passar algum tempo conversando;
  • Mostre a ele fontes oficiais e confiáveis sobre a situação da pandemia no mundo. Muitos idosos até compreenderiam o que está acontecendo que vissem as fontes verdadeiras e entendessem melhor do que se trata.

Veja também: como conversar com as crianças sobre coronavírus

menina costura máscaras em projeto social

Menina de 9 anos costura máscaras para doar em Sorocaba/SP

mensagem de pascoa do papa

Mensagem de Páscoa do Papa Francisco para renovar as esperanças