crise no casamento
Crédito: Freepik
em

Crise no casamento: os motivos e o que fazer

A crise pode aparecer nos casamentos a qualquer momento, quando não existe cuidado e carinho na relação

Todo ser humano tem seus períodos de crise, de forma individual, mas como boa parte das pessoas vive em casal, essa crise tende a se mesclar ao casamento, envolvendo a convivência com o outro, o que é (quase) inevitável. Conheça os principais motivos que levam à crise no casamento e o que pode ser feito para que o casal supere essa fase sem danos à relação.

Motivos mais comuns

principais motivos crise no casamento
Crédito: Freepik

Por mais que o casal pense estar em crise por motivos irreparáveis, a verdade é que, na maioria dos casos, o real motivo é banal. Poderia ser resolvido tranquilamente se os envolvidos refletissem mais sobre o que realmente importa. Veja quais são esses motivos.

Discordância de ideias

Todo casal tem suas discordâncias de ideias, afinal, são duas pessoas que resolveram viver juntas, mas ainda assim são indivíduos que tiveram ensinamentos e experiências diferentes. Logo, vão ter visões diferentes sobre determinadas coisas, o que nem sempre muda com o passar dos anos a dois. Então, quando chegam a um assunto em que existe essa discordância, a discussão pode evoluir de forma a se transformar em brigas frequentes que, no fim, já nem estão mais relacionadas ao motivo inicial.

Influência do relacionamento dos pais

As crianças observam tudo o que ocorre em volta no dia a dia, inclusive a forma como os pais se tratam. Logo, essa forma vira o modelo que ela vai crescer tendo como “normal”, mesmo que ache estranho ou errado. Porém, o fato de ser tão normal, faz com que muitos dos hábitos dos pais sejam levados para o casamento do filho, o que pode se transformar em grandes problemas conjugais.

Disputa

Se todas as pessoas enxergassem o casamento como uma forma de sentirem-se ainda mais completas do que já são, as disputas entre casais não existiriam. Casar-se esperando que o outro seja o responsável pela sua felicidade não funciona. Nem se estiver pensando que não tem nada para aprender com o seu par, nem compartilhar com ele. Nesses tristes relacionamentos a disputa costuma reinar, seja por quem tem o melhor emprego, o salário mais alto ou a razão.

O que fazer e como superar uma crise no casamento

como tratar crise no casamento
Crédito: Freepik

Quando um casal acaba “acostumando” a ter brigas constantes de tanto ficarem discordando um do outro e necessitarem estar com a razão, a crise no casamento se manifesta. Ela é caracterizada pelas discussões constante e com certa agressividade na forma de se expressar. Então, as formas de superar essa crise estão relacionadas com essa característica.

Refletir

Achar que você tem sempre razão e precisar dizer isso para o seu par sempre que tem a oportunidade é o primeiro e mais importante ponto a ser desconstruído com a reflexão. Você não tem que ter sempre razão, nem o outro. Essa não deveria ser uma necessidade. Pare um tempo sozinho e reflita sobre por que você precisa tanto achar que está sempre com a razão.

Conversar

Depois que as duas pessoas se dão a oportunidade de ficarem algum tempo sozinhas com seus pensamentos sinceros e chegam à conclusão de que deveriam estar se ajudando e não se afastando, então vão conseguir conversar. Nem sempre o outro precisa mudar para que seja aceito. Se o conheceu assim, deveria respeitar as diferenças. Se não está mais feliz com o jeito do outro, então talvez seja hora de separar, mas não precisa de crise para isso.

Fazer duas listas

Muitos terapeutas de casais fazem esse exercício para que cada um perceba de forma mais realista o que ainda gosta ou o que não gosta mais no outro. Uma das listas deve conter tudo o que você não gosta no outro e que é motivo o suficiente para ver-se separado dele. A outra lista deve conter tudo o que você gosta no outro e que é motivo para você sofrer se estiver longe.

Valorizar a sinceridade e a gentileza

A crise no casamento pode se instalar a partir do momento em que o casal simplesmente esquece de ser sincero e gentil. Falar a verdade, sem a intenção de agredir, é querer o bem do outro. Mas muitos casamentos acabam virando um mar de mentiras e indiferença, mesmo que o casal nem saiba mais dizer como chegou a esse ponto. Então, comece sendo sincero e gentil consigo mesmo, sem bloqueios e teimosia. Quando conseguir ser melhor para si, vai poder facilmente ser melhor para o outro, mais compreensivo, sincero e gentil.

Fazer terapia de casal

Nem todo mundo consegue enxergar o que está acontecendo na própria rotina a dois, impedindo que exista um casamento feliz. Sendo assim, essas pessoas também não conseguem conduzir uma reflexão sincera sozinhas. Para esses casos é que a terapia de casal é recomendada, pois vai existir um mediador para guiar os dois por um caminho de mais clareza e respostas para cada problema que estão vivendo.

Depois de resolvida a crise, que tal comemorar todos os aniversários de casamento daí para a frente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

arroz vermelho

Arroz vermelho: conheça seus benefícios e aprenda como fazer

cores de esmalte para 2019

Tendências de cores de esmalte para 2019