Crianças índigo, cristal e arco-íris
Crédito: Freepik
em

Crianças índigo, cristal e arco-íris: conheça as principais diferenças

Essas crianças têm características que desafiam os adultos a evoluírem em todas as esferas da vida

Publicidade

 

Quem costuma ler matérias sobre o universo infantil, pelo menos já ouviu falar em crianças índigo, cristal e arco-íris, mas pode não saber as diferenças.

Hoje em dia, com o avanço dos estudos em psicologia, parapsicologia e educação, esses termos são utilizados para que os pais consigam entender melhor as características de seus filhos, possibilitando, em alguns casos, otimizar os métodos educativos e a convivência com eles.

Então, esse é um assunto bem longo, mas vamos resumir com as principais características das crianças índigo, cristal e arco-íris para você entender as diferenças e decidir se acha válido se aprofundar.

Publicidade

Crianças Índigo, Cristal e Arco-íris

Quando se fala em crianças índigo, cristal e arco-íris, adentra-se ao universo espiritual e astral. Então, é preciso crer e ter alguma ligação com a espiritualidade e a astrologia para aceitar a ideia da existência de crianças índigo e cristal. Os psicólogos que defendem a existência de crianças com essas características “especiais”, geralmente, têm uma conexão com a parapsicologia.

Crianças Índigo

O termo “índigo” refere-se à cor da aura dessas crianças que é azul-índigo, característica da aura de Mestre.

Acredita-se que as crianças índigo começaram a nascer em maior quantidade por volta dos anos sessenta e setenta com a missão de serem o próximo passo da evolução humana.

Publicidade

São crianças que utilizam suas habilidades para ajudar na transformação social, educacional, familiar e espiritual de todo o planeta, independentemente de fronteiras e de classes sociais. Algumas de suas características são:

  • Questionar tudo e não se contentar com respostas simples ou duvidosas;
  • Se entediar com facilidade e querer sempre aprender algo novo, estar em movimento;
  • Ter uma percepção acima da média sobre as pessoas que as cercam;
  • Não aceitar com facilidade as regras do modelo tradicional de sociedade pautado em hierarquia e desigualdade;
  • Necessitar da dedicação dos pais, mais do que das ordens impostas;
  • Personalidade autêntica, mais amadurecida e decidida;
  • Necessidade de diálogo, escolhas e negociações;
  • Facilidade em lidar com a verdade e com pessoas verdadeiras;
  • Enfrentamento dos adultos, pois não são facilmente enganadas nem intimidadas.

Para muitos pais, essas são crianças difíceis de lidar, justamente porque elas estão atentas a tudo, menos ingênuas do que o esperado para a idade. É claro que algumas dessas características podem indicar que a criança precisa de atenção psicológica, mas não é uma regra.

Em muitos casos, os pais só precisam se esforçar para deixar de lado o modelo educacional retrógrado baseado em dar ordens e castigos, sem valorizar o que os pequenos têm a dizer e ensinar. É preciso ter mais paciência, saber dialogar e incentivar o desenvolvimento da inteligência da criança em todos os sentidos para que ela atinja seu máximo potencial.

Publicidade

Crianças Cristal

Para os estudiosos da área, as crianças cristal começaram a surgir algumas décadas depois das crianças índigo, por volta dos anos noventa e dois mil.

Assim como as índigo, as crianças cristal têm a missão de promover uma mudança positiva na humanidade, só que com mais delicadeza e sensibilidade do que as índigo.

São crianças que veem o mundo por uma perspectiva de harmonia, paz e amor ao próximo. Entre suas principais características estão:

Publicidade
  • Essas crianças têm um olhar penetrante, sem medo de “encarar” as pessoas, mas com doçura;
  • Gostam da companhia das pessoas, mas não se sentem incomodadas quando estão sozinhas;
  • São passivas, procuram manter distância dos conflitos desnecessários;
  • No geral são discretas, falam baixo, têm movimentos mais delicados;
  • Transmitem uma sensação de paz e tranquilidade;
  • São concentradas, observadoras e demonstram-se muito inteligentes por terem facilidade em compreender muitas coisas;
  • Podem apresentar um comportamento amadurecido para a idade;
  • Gostam de estar perto da natureza, valorizando todos os seres vivos;
  • Podem ser muito sensíveis, principalmente à agressividade dos outros, e sofrerem com isso.

Crianças arco-íris

Existem duas definições para as crianças arco-íris. Uma delas, talvez a mais conhecida, é que são chamadas de crianças arco-íris aquelas que nasceram após a mãe sofrer um aborto ou perder um bebê recém-nascido. São assim chamadas porque chegam na família trazendo muita esperança e alegria, após tempos de luto.

A outra definição está relacionada ao mesmo motivo das crianças índigo e cristal, ou seja, elas têm uma missão na Terra que é transformar a visão dos humanos sobre como conviver em harmonia com o planeta e todos os serem que aqui habitam.

Assim como as crianças cristal, as características das crianças arco-íris se manifestam através da grande sensibilidade e luz que elas transmitem:

Publicidade
  • São sensitivas, percebem com facilidade as emoções das pessoas;
  • São abertas a amar incondicionalmente;
  • Costumam ser muito amáveis e mais fáceis de lidar do que as índigo;
  • Perdoam com facilidade;
  • Desenvolvem uma visão leve, clara e mais amadurecida sobre o mundo, conforme são incentivadas a isso;
  • Têm alto potencial para se tornarem jovens e adultos pioneiros em suas áreas de atuação.

Lidar com essas crianças pode ser desafiador para os pais que estão habituados com uma criação que trata todos os filhos sem enxergar suas particularidades, como era antigamente.

Tanto as crianças índigo quanto as cristais e arco-íris podem ser vistas como uma oportunidade de evolução para quem convive com elas, já que exigem uma mudança positiva na forma de viver e interagir com o mundo.

A ideia aqui não é romantizar o comportamento das crianças mais desafiadoras, nem camuflar possíveis transtornos. Os conceitos de crianças índigo, cristal e arco-íris são perspectivas que ainda estão sendo estudadas e nem todos profissionais das áreas de educação e saúde mental concordam.

Publicidade

Mas, para os interessados no tema, que acreditam nessa conexão espiritual e cósmica dos seres humanos com a Terra, certamente é uma oportunidade de aprender com seus filhos e proporcionar a eles uma experiência mais rica nesse mundo.

Artigo com informações de Rede Psi

Corpos estranhos no ouvido

Corpos estranhos no ouvido: O que fazer quando isso acontecer?