criança cristal
Crédito: Freepik
em

Como saber se o seu filho é uma criança cristal?

Se você tem uma criança cristal em casa, você tem uma linda oportunidade de evoluir como ser humano, de uma forma que nunca imaginou ser possível

Publicidade

Você já deve ter conhecido, em algum momento da sua vida, uma criança muito carinhosa, tranquila, de sorriso frouxo, que raramente faz birra e que tem empatia pelos outros. Se sim, você conheceu uma criança cristal.

Já tinha ouvido falar nesse termo? Ele se refere a uma criança que é transparente e reluzente como um cristal. Saiba mais como são as características de uma criança cristal e como lidar com ela para extrair o melhor que ela pode oferece a si mesma e ao mundo que a cerca.

A solidão não é um problema

Os pais podem se preocupar ao verem que seu filho cristal prefere brincar sozinho, observando objetos ou o mundo em volta, mesmo quando há outras crianças para interagir. Não quer dizer que a criança seja muito tímida, pois, ao falar com ela, é possível perceber que ela está bem assim, tranquila e feliz.

Publicidade

Passividade

A criança cristal não quer conflito com ninguém. Ela se afasta quando percebe que um conflito está começando, pois não quer confrontos. Algumas até têm dificuldade em entender por que os outros estão brigando, já que, para ela, está sempre tudo bem.

Discrição

Aqui é outra característica que pode ser confundida com a timidez. A criança cristal é discreta, não gosta de chamar a atenção, não sente necessidade de gritar. Quando precisa se expressar, é meiga, fala baixo, tem um olhar tranquilo feito um anjo.

Serenidade

A tranquilidade e a paz interior de uma criança cristal são admiráveis. Facilmente ela consegue transmitir seu equilíbrio para quem está ao seu lado, e passam a vibrar na mesma sintonia, pois é agradável estar na companhia dela.

Publicidade

Inteligência

Como são concentradas e observadoras, as crianças cristal tendem a demonstrar uma inteligência superior à média. Elas se interessam pelos estudos, pois são curiosas e gostam de compreender as coisas. É aquele tipo de criança que espanta quando resolve dar uma opinião, pois mais parece uma pessoa madura falando.

Sensibilidade e doçura

Esse é um ponto positivo e negativo. A sensibilidade de uma criança cristal pode fazer com que ela se entristeça facilmente ao saber ou vivenciar situações que envolvam maldade e algum tipo de violência. Por outro lado, são crianças doces, gentis e empáticas com os sentimentos dos outros (pessoas e animais).

Naturalismo

A criança cristal é uma apreciadora da natureza. Ela se sente atraída pelos animais, pelas plantas, pelas águas, pelo céu e pela terra. Respeita o universo ao seu redor e gosta de estar em ambientes naturais, pois é onde se sente confortável.

Publicidade

Como lidar com uma criança cristal?

Ter uma criança cristal em casa é um presente, um privilégio. Você tem muito o que aprender com essa criança, então, procure respeitar as características dela, pois são muito valiosas. Não force essa criança a agir diferente, a ser mais “valente” para se defender, a ser mais sociável quando ela quer ficar sozinha. Não diga que ela é fraca ou sensível demais.

Ao invés disso, valorize as características positivas dela. Incentive-a aos estudos do interesse dela, dê o amor e o carinho que ela precisa (beijos, abraços, olhares de afeto), dê atenção quando ela se aproximar para lhe mostrar algo.

Ao mesmo tempo, não tente protegê-la de todos os males do mundo porque ela é mais sensível. Ao invés disso, converse com ela quando alguma situação a deixar muito triste ou chocada devido a uma violência ou injustiça que ela presenciou.

Publicidade

Para ajudar sua criança cristal a se desenvolver ao máximo, tenha interesse pelos interesses dela, estude, leia muito, desenvolva sua sensibilidade e sua empatia pelas pessoas. Aprenda com ela para ajudá-la a aprender com o mundo e consigo mesma.

Crianças cristal podem ser confundidas com crianças autistas

O autismo é um modo diferente de ver o mundo e se expressar. Muitas características de crianças com determinado grau de autismo se assemelham às características de uma criança cristal. Por isso, durante muito tempo, crianças cristal foram diagnosticadas com autismo e receberam tratamentos desnecessários.

Por que é importante saber disso? Para que você entenda que nem uma coisa nem outra são doenças. As crianças com autismo tendem a criar um mundo particular devido a uma disfunção nas conexões entre seus neurônios. Já as crianças cristal não possuem essa disfunção, embora algumas sejam mais introspectivas.

Publicidade

Em todo caso, você deve conversar com seu pediatra quando notar que seu filho se comporta de uma forma diferente do comum. Quando você entende com o que está lidando, consegue oferecer ao seu filho os cuidados que ele precisa para se desenvolver com o máximo potencial.

Sinais de uma família estressada

Sinais de uma família estressada – e como resolver o problema

Massagem erótica

Massagem erótica: Dicas para surpreender seu parceiro