em

Benefícios de cozinhar com crianças

Aproveite o fim de semana para fazer uma atividade diferente e cozinhar com crianças; eles aprenderão muito!

cozinhar com crianças
Crédito: Pxhere

Cozinhar com crianças é uma experiência que todo mundo deve ter um dia, seja com os filhos, irmãos ou sobrinhos. Os pequenos são curiosos e cheios de vontade de aprender, e mostrar a preparação das refeições é enriquecedor.

Porém o processo também pode ser estressante, já que as crianças são inquietas e não costumam ficar atentas até o fim se a atividade não é atraente. Confira dicas para não tornar a experiência frustrante e motivos para lhe incentivar a começar hoje mesmo.

5 Motivos para cozinhar com crianças

No geral, os pequenos ficam longe da cozinha para evitar o contato com objetos afiados, panelas e fogo. O ideal é que o dia escolhido para cozinhar com crianças não envolva nada disso, apenas receitas fáceis e muita diversão e conhecimento.

Veja por que essa experiência é importantíssima tanto para as crianças quanto para a união da família.

1. Ensinar sobre cada alimento e sua importância

A maioria das crianças ama batata frita, salgadinho e brigadeiro, e não há problema nisso, desde que o consumo seja conciliado com alimentos saudáveis e nutritivos.

Os pais sabem como, muitas vezes, é difícil convencer os pequenos a comer espinafre ou preferir uma fruta em vez de doce. Leva-los à cozinha é uma boa forma de explicar a importância de cada alimento para sua saúde e permitir que explorem novos sabores.

Além disso, é uma ótima oportunidade para conscientizá-los da diferença entre alimentos frescos e processados, congelados e fast food.

2. Estimular a imaginação e criatividade

Ao entender o que cada alimento pode fazer pelo corpo e conhecer os benefícios e propriedades você pode dar liberdade para a criança prepará-lo como bem preferir, de forma que fique gostoso e atraente.

Provavelmente você vai lidar com uma bela bagunça nessa hora, mas o interesse deles vale a pena. Afinal, a gastronomia é muito rica e deve ser explorada até pelos menores cozinheiros.

3. Faz com que as crianças valorizem as refeições

A comida não surge magicamente na geladeira, e esse é um bom momento para ensinar isso. As crianças, ao prepararem suas refeições, verão o tempo e o trabalho que isso demanda, e consequentemente aprenderão que alguém desprende isso para que eles tenham um prato cheio na mesa.

Além disso, é uma ótima forma de falar sobre o desperdício de comida e sobre a importância de agradecer pelo alimento, já que muitas pessoas não têm essa oportunidade.

4. Cria senso de organização e contribuição familiar

cozinhar com crianças
Crédito: Pixabay

Para que as coisas funcionem dentro de casa todos devem colaborar, inclusive os filhos a partir de uma certa idade. Cozinhar com crianças é uma forma de explicar isso e falar sobre o trabalho em equipe.

Vocês podem decidir o cardápio juntos, delimitar as funções (uma criança lava os legumes, você pica e outra mistura com os ingredientes), conversar sobre o que cada um está achando e depois lavar as louças e arrumar a bagunça.

Tudo isso ensina sobre responsabilidades, algo que será importante e necessário para toda a vida.

5. Exige paciência, dedicação e colaboração

Isso vale para os adultos! Muitas vezes queremos tudo do nosso jeito e no nosso tempo, e as crianças estão aí para mostrar que nada é previsível e os planos as vezes mudam sem que possamos fazer nada.

Ensinar exige paciência e cuidado, e muitas vezes são as crianças que ensinam mais do que aprendem. Pense nisso.

Quanto aos pequenos, eles estão acostumados a ter tudo na hora que desejam. Essa tarefa vai ensinar a lidar com frustração, algo que ninguém gosta, mas é necessário enfrentar.

Dicas para cozinhar com crianças

Sem dúvidas, essa atividade será interessante e divertida, mas requer planejamento. Com crianças nada pode ser precipitado ou de última hora, se não as chances de dar errado são grandes!

Escolha pratos simples

Nada de receitas que exijam muito tempo de forno ou uma carne que passe horas marinando. Prefira coisas fáceis, como sanduíches, bolos, tortas de liquidificador, sucos e vitaminas.

Deixe tudo meio preparado

Tire os alimentos da geladeira, deixe os talheres e utensílios prontos e, se necessário, compre com antecedência o que faltar. Isso ajuda a evitar imprevistos.

Antes e depois também contam

Amarrar o cabelo, lavar as mãos e tirar acessórios como anéis e pulseiras é necessário antes de começar a cozinhar com crianças. E depois eles devem ajudar lavando, secando e guardando a louça.

Cuidado com seus maus hábitos

Mais importante do que falar é mostrar! Por isso, se você fala palavrões quando está com raiva, prepara alimentos sem lavar, tira algo do forno sem luva e corta algo em cima da mão, pense que as crianças estão observando e podem aprender o que não devem.

Divida as tarefas de acordo com a idade

Os menores devem ficar com as atividades mais simples, como peneirar a farinha, lavar os alimentos e misturar os ingredientes. Já os maiores podem bater os ovos, medir os ingredientes e cortar frutas com uma faca de serrinha.

Receitas para fazer com as crianças

cozinhar com crianças
Crédito: Pixabay

A última etapa de cozinhar com crianças é pensar nas receitas. Veja duas sugestões bem simples, fáceis de fazer e deliciosas.

11 Ideias e receitas de lanches para crianças

1. Mosaico de gelatina

Uma sobremesa colorida e que pode ser preparada em meia hora!

Ingredientes

  • Gelatina: 3 pacotes de cores diferentes;
  • Gelatina sem sabor: 1 envelope;
  • Creme de leite: 1 lata;
  • Leite condensado: meia unidade;
  • Leite de coco: 1 vidro.

Modo de preparo

1. Prepare cada pacote de gelatina com sabor individualmente, seguindo as instruções da embalagem e apenas 400 ml de água.

2. Despeje em uma forma rasa e leve à geladeira até ficar firme.

3. Quando estiver firme, corte em cubinhos e reserve.

4. Dissolva a gelatina sem sabor conforme instruções e reserve.

5. Bata o creme de leite, o leite condensado e o leite de coco no liquidificador e adicione a gelatina sem sabor hidratada aos poucos.

6. Em uma forma grande, misture o creme batido com os cubinhos de gelatina.

7. Leve à geladeira por três horas, desenforme e sirva.

2. Pizza fácil com massa de abobrinha

Que tal unir um dos pratos preferidos das crianças com um toque mais saudável?

Ingredientes

  • Abobrinha ralada: 1 xícara de chá;
  • Parmesão: três quartos de xícara de chá;
  • Ovo: 1 unidade;
  • Sal: a gosto.

Modo de preparo

1. Misture todos os ingredientes em uma tigela.

2. Disponha a massa em uma forma de pizza e espalhe bem.

3. Leve ao forno a 180 º C até dourar.

4. Recheie como preferir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

suco de jambo

Benefícios e como fazer suco de jambo

erva-de-são-joão

Conheça os benefícios e as contraindicações da erva-de-são-joão