covid, gripe e resfriado
Crédito: Freepik

É possível contrair covid, gripe e resfriado ao mesmo tempo

Quando o organismo está debilitado com um tipo de vírus, fica mais fácil contrair outros

Publicidade

Já falamos aqui sobre a flurona, que é a coinfecção por covid e gripe, ou seja, quando um paciente é diagnosticado com ambos os vírus no corpo. Mas, também é possível contrair covid, gripe e resfriado, tudo ao mesmo tempo. Foi o que aconteceu com uma ginecologista de 49 anos, residente em Botucatu, São Paulo.

De acordo com o infectologista Alexandre Naime Barbosa, chefe do departamento de Infectologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Botucatu, que atendeu a mulher, ela já está recuperada e voltou à vida normal.

O que, provavelmente, evitou que ela apresentasse sintomas graves da covid foram as três doses da vacina que a médica já havia tomado.

Para descobrir que a mulher estava com as três doenças ativas ao mesmo tempo, foi necessário fazer o exame de painel viral, que é o “padrão ouro” para investigar síndromes gripais. No resultado do exame, foram encontrados o Sars-Cov-2 (causador da covid-19), o influenza A (da gripe) e um adenovírus (do resfriado comum).

Publicidade

A suspeita do médico é que a mulher tenha contraído todas essas doenças porque participou de vários encontros sociais. Ela apareceu no consultório dele em 22 de dezembro de 2021. No intervalo entre 14 e 19 de dezembro, ela havia participado de cinco eventos, incluindo um campeonato esportivo, uma confraternização em uma adega e um encontro familiar pré-Natal.

Na avaliação do médico, a tripla infecção da ginecologista “é um caso interessante para mostrar como as pessoas estão se expondo”, já que “mostra um entendimento errado do que seria flexibilização [de medidas restritivas e de cuidado pessoal]”.

Ao invés de terem bom senso quanto à flexibilização das medidas restritivas, as pessoas estão agindo como se a pandemia não existisse mais.

“É necessário que as pessoas sigam tendo as regras básicas de prevenção a qualquer infecção respiratória viral, que é o uso de máscara, o distanciamento social e evitar aglomerações e contato com muitas pessoas”, afirmou o médico.

Publicidade

Veja também: Vacina contra Covid: certezas e dúvidas sobre o futuro

Fonte: UOL Notícias

PODE GOSTAR TAMBÉM