em

Cortinas hospitalares podem abrigar germes

Estudo realizado no Canadá aponta as cortinas como possíveis fontes de doenças

cortina de hospital pode ser fonte de contaminação
Crédito: Pxhere

Os hospitais buscam sempre manter a limpeza em dia, afinal é um ambiente no qual circulam muitas pessoas doentes e bactérias. A limpeza é extremamente necessária para manter os ambientes esterilizados e assim evitar a contaminação entre os pacientes e até entre as pessoas que estão saudáveis. Apesar desse esforço, um recente estudo realizado no Canadá descobriu que as cortinas hospitalares podem abrigar germes, o que as torna uma fonte de contaminação.

Entenda o estudo

cortinas hospitalares podem abrigar germes
Crédito: Pixabay

O estudo conduzido na Unidade Regional de Queimaduras e Plástica do Centro de Serviços de Saúde em Winnipeg, Canadá, detectou que cortinas hospitalares podem abrigar germes. As cortinas deram resultado positivo para a bactéria Staphylococcus aureus, que são resistentes a antibióticos, o que as torna perigosa para os pacientes. As cortinas verificadas são aquelas que são usadas para dar privacidade aos pacientes, dividindo o ambiente.

Para avaliá-las, os pesquisadores usaram 10 cortinas recém lavadas no Centro de Serviços de Saúde. Quatro delas foram colocadas em dois quartos de duas camas, outras quatro foram colocadas em quartos com quatro camas e as duas restantes foram deixadas em áreas onde não havia contato direto com os profissionais de saúde ou pacientes. Elas foram acompanhadas por 21 dias.

As amostras diárias retiradas para análise vinham das partes onde as pessoas seguravam. No 14º dia, 88% delas tinham a presença da bactéria Staphylococcus aureus. Aquelas que não haviam entrado em contato com pessoas não estavam contaminadas. Isso mostra que o contato direto é a principal fonte de contaminação dos materiais.

O principal autor do estudo, Kevin Shek, disse à imprensa que como o estudo mostrou que a taxa de contaminação é mais alta no 14º dia, esse pode ser o melhor momento para que se troquem as cortinas ou as limpe. A partir desse período, as chances de haver contaminação é maior, oq ue leva a um maior risco dos pacientes.

Cuidados a ter

A principal cuidado que se deve ter em quartos de hospitais é lavar sempre as mãos. Esse simples ato impede que você ou os outros sejam contaminados. A pia e o dispositivo de álcool em gel são encontrados em quase todos os quartos de hospitais pelo mundo e eles estão ali para serem usados.

A higiene é fundamental para a manutenção da boa saúde, principalmente em hospitais. Sempre lave as mãos com água e sabão ao entrar ou sair de quartos é algo básico. Evite também fazer visitas a alguém hospitalizado se está gripado e respeite sempre as regras dos hospitais.

Fonte: American Journal of Infection Control

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

baunilha benefícios e propriedades

Propriedades e benefícios da baunilha

ficar perto de pessoas que reclamam muito

Ficar perto de pessoas que reclamam muito acaba com a sua energia