É possível rejuvenescer um coração com até 65 anos, diz estudo

Mesmo que você tenha levado uma vida sedentária, ainda pode fortalecer seu coração e ter mais saúde e bem-estar.

Publicidade

O processo de envelhecimento do corpo é inevitável, mesmo para quem passa a vida praticando exercícios e alimentando-se bem. Entretanto, estas práticas ajudam a prolongar a vitalidade dos órgãos e sistemas, aumentando o tempo e a qualidade de vida.

Quando falamos sobre o coração, na idade avançada esse músculo começa a perder sua flexibilidade, prejudicando o bombeamento de sangue que leva oxigênio para todo o corpo. Essa redução da atividade cardíaca normalmente começa por volta dos 50 anos, considerando pessoas que levam uma vida normal – nem muito sedentária nem totalmente ativa.

É claro que para quem não exercita o coração, o processo de envelhecimento tende a ser antecipado, pois é a mesma lógica de deixar um carro desligado na garagem por 20 anos. As peças oxidam e ressecam por falta de atividade constante.

Como prolongar a vida do coração?

Mas nem tudo está perdido! A boa notícia, de acordo com o cardiologista esportivo Dr. Ben Levine, é que para pessoas sedentárias sem graves problemas de saúde e com até 60-65 anos de idade, ainda é possível voltar a ter um coração de 35 anos. A solução? Exercícios aeróbicos.

Publicidade

Para comprovar a veracidade desse fato foi realizado um estudo com pessoas sedentárias, porém saudáveis, com idade entre 45 e 64 anos. Elas foram divididas em 2 grupos: 1 passaria a realizar atividades anaeróbicas 3 vezes por semana, como yoga, treino com pesos e de equilíbrio. O outro grupo realizaria atividades aeróbicas ao menos 4 vezes na semana, com o objetivo de acelerar o coração.

Durante 2 anos os participantes do estudo mantiveram a rotina de exercícios proposta, junto de um certo equilíbrio alimentar para que pudessem ser medidos os resultados. Na reavaliação, o grupo que realizou atividades aeróbicas obteve excelente resultado.

Pessoas com 50 anos voltaram a ter um coração mais flexível, como é o normal em pessoas saudáveis com 30-35 anos de idade. Essa mudança ocorreu porque o exercício aeróbico força o coração a trabalhar mais rápido para bombear sangue para o corpo, que está em movimento.

Dessa forma, como ele é um músculo, vai ficando mais fortalecido e saudável, consequentemente volta a bombear melhor o sangue pelo corpo, que torna o indivíduo mais forte e em forma, melhorando a absorção de nutrientes e revitalizando todos os sistemas.

Publicidade

Qual o melhor exercício?

De acordo com o Dr. Levine, o exercício recomendado para ter melhores resultados é o da técnica de intervalos 4×4, que consiste em fazer 4 minutos de exercício com 95% da sua capacidade máxima, seguido por 3 minutos de recuperação ativa, repetindo 4 vezes.

Mas para iniciar esta prática é necessário que todas as pessoas, especialmente as sedentárias, visitem um médico e tenham acompanhamento de um personal trainer.

E quanto ao grupo das pessoas que realizaram as atividades anaeróbicas? Bem, este grupo não apresentou melhoras quanto à flexibilidade cardíaca, apenas outros resultados no fortalecimento muscular e capacidade de equilíbrio.

Publicidade

Da mesma forma, comprovou-se, através de um segundo estudo, que pessoas a partir dos 70 anos não promovem mais o rejuvenescimento cardíaco com exercícios, então, apresse-se enquanto é tempo e volte a se sentir mais vivo e saudável!

Dica: Alimentação saudável também ajuda

Independentemente da idade, para ter uma vida saudável é preciso fazer uma combinação de bons hábitos. Junto da prática de exercícios, procure um nutricionista para iniciar uma reeducação alimentar.

Para incentivar essa mudança, leia o artigo sobre A importância de uma alimentação saudável.

Publicidade

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

FONTE: Circulation

PODE GOSTAR TAMBÉM