cor da urina
Crédito: Freepik
em

Cor da urina: saiba o que ela diz sobre a sua saúde

Já reparou na cor da sua urina ao longo do dia? Adotar esse hábito pode ajudar a prevenir problemas de saúde

A urina é o líquido que elimina do corpo os resíduos desnecessários ou não aproveitados pelo organismo, inclusive, é uma das vias de eliminação do excesso de água. A cada dia é normal que a urina apresente diferentes cores, variando entre um amarelado quase transparente e um amarelo mais forte. Porém, existem situações em que a cor da urina denuncia algum problema de saúde. Veja quais são as cores e a quais problemas estão associadas.

Cor da urina e doenças relacionadas

informações sobre a cor da urina
Crédito: Freepik

De acordo com o Dr. Marcos Vieira, da Fundação Pró-Rim, em entrevista para o site do Dr. Drauzio Varella, as pessoas deveriam adotar o hábito de olhar para a própria urina antes de dar a descarga.

Essa simples olhada pode ser o bastante para identificar uma doença renal. Isso porque os rins são os responsáveis pela produção da urina, então, a cor ddo xixi está especialmente relacionada a esse órgão, mas não só. Veja essa e outras causas para a mudança de cor do xixi.

Urina bem clara, quase transparente

Assim como a falta de água prejudica o bom funcionamento do organismo, o excesso também faz mal. Se você estiver com a urina muito clarinha, quase transparente, pode estar bebendo água demais.

Quando toma mais água do que o necessário, os rins ficam sobrecarregados e o corpo começa a eliminar sais minerais que precisaria aproveitar. Também causa inchaço, sonolência e mal-estar. A média de quantidade de água que uma pessoa deve tomar por dia é de 1,5 a 2 litros.

Essa quantidade deve aumentar em dias muito quentes, e para pessoas que praticam atividade física, pois a água eliminada pelo suor precisa ser reposta. Porém, superar os 3 litros de água em um dia em que só vai ficar em casa ou no escritório, sem suar nem fazer grande esforço, pode ser demais.

Amarelo-claro

Essa é a cor normal da urina que representa uma boa saúde e a ingestão de uma quantidade adequada de água. Claro, há exceções, mas, de modo geral é o tipo de urina que se espera dentro da normalidade.

Amarelo-escuro

Essa cor, um pouco mais escura, mas ainda não tão escura, também é considerada uma urina normal. Geralmente fica nessa cor quando é a primeira urina da manhã, já que o corpo passou a noite fazendo uma autolimpeza e tem mais toxinas para eliminar.

Mas se ela permanecer assim ao longo do dia, é possível que esteja tomando água de menos. Então, aumente a ingestão de água pura, não podem ser outras bebidas.

Cor âmbar/mel/castanho

Quando a urina está com uma cor de mel, um pouco mais escura do que na opção anterior, pode ser um sinal de desidratação, quando o corpo está mesmo precisando de mais água, pois seu funcionamento está ficando prejudicado.

Se ela estiver castanha, realmente escura, a desidratação é severa ou pode indicar problemas de fígado. Não é apenas importante, mas necessário beber mais água pura ao longo do dia e, se não resolver, deve procurar um médico.

Urina laranja

A princípio, uma urina de cor laranja pode ser causada por excesso de pigmentos coloridos nos alimentos e bebidas, tanto naturais quanto artificiais. Porém, se for uma cor persistente, há o risco de ser um problema de fígado ou de vesícula. Estando ou não com outros sintomas, é recomendado consultar um médico, que pode ser um clínico geral, para fazer exames e saber o que, de fato, está acontecendo.

Urina com muita espuma ou efervescente

Nos homens é mais comum ver a urina com espuma dentro do vaso, pois pode ser uma reação química entre o produto que está na água do vaso e a composição da urina. Também pode formar espuma por causa da distância em que a urina fica da água do vaso.

Por outro lado, se perceber que esse sintoma continua por muitos dias, e mesmo quando urina em outros lugares, existe o risco de ter excesso de proteína na urina ou algum problema renal. É importante consultar um médico, seja o clínico geral, o urologista ou nefrologista.

Rosa ou avermelhada

Geralmente essa tonalidade é sinal de presença de sangue na urina. Se for persistente, pode indicar problemas de fígado, de rim, de próstata, infecção ou tumor. Deve ir ao médico e saber dizer a ele quais outros sintomas está tendo no corpo nos últimos dias, também se há casos na família de doenças nesses órgãos.

Urina azulada ou esverdeada

Essa é a tonalidade menos comum e pode ocorrer por causa da pigmentação de determinados alimentos ou remédios. Porém, também pode ser uma infecção bacteriana que, nesse caso, virá acompanhada de outros sintomas. Deve procurar o médico para examinar e poder tratar o quanto antes.

Guardar

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

reaproveitamento de alimentos

Reaproveitamento de alimentos: dicas de receitas e utilidade doméstica

como tirar cheiro de xixi

Como tirar cheiro de xixi do colchão, sofá e banheiro