cachorro que come fezes
Crédito: Freepik

Coprofagia: cachorro que come fezes tem algum problema?

Esse hábito tem fundamento e precisa ser tratado para prevenir doenças no pet

Publicidade

Coprofagia é o nome técnico para o hábito do cachorro que come fezes. Se você já viu o seu cão fazer isso, precisa prestar atenção à forma como ele está sendo educado e se a saúde dele está com problemas.

Cachorro que come fezes: o que pode ser?

A coprofagia não é um hábito normal, tampouco saudável para o seu cachorro. Existem basicamente dois motivos pelos quais ele pode fazer isso.

Deficiência nutricional

Um dos motivos para a coprofagia é quando o cachorro está com alguma deficiência nutricional. Pode ser que a alimentação dele não esteja adequada às necessidades nutricionais ou que ele tenha alguma doença ou disfunção que esteja dificultando a absorção de nutrientes.

Esconder as fezes para evitar broncas

Outro motivo que pode levar um cachorro a comer fezes é o fato de ele sempre levar uma bronca, apanhar ou ser castigado quando faz cocô no lugar errado. De nada adianta brigar com o cão sem deixar claro o que se espera que ele faça. Assim, ele vai comer as fezes para que seu tutor não as veja e não o maltrate.

Publicidade

Cachorro que come fezes pode ficar doente?

Sim, o cachorro pode contrair giárdia, que é um protozoário microscópico que parasita o intestino dos mamíferos, levando a sintomas como:

  • Desidratação;
  • Falta de apetite;
  • Fezes líquidas/pastosas com cheiro forte;
  • Fraqueza;
  • Sensibilidade abdominal;
  • Vômitos.

Além desse protozoário, o cachorro que come fezes pode contrair verminose, que também provoca sintomas muito desagradáveis ao cão e, por consequência, causa preocupação ao tutor. Se não for tratado, o cachorro pode morrer devido ao alto grau de infestação.

Como acabar com a coprofagia?

A primeira coisa a fazer quando vir seu cão comendo as próprias fezes é levá-lo ao veterinário. É importante que ele seja avaliado pelo médico para saber se está com algum problema de saúde ou se a causa é só comportamental.

Se a coprofagia for problema de saúde

Se for uma deficiência nutricional, o veterinário poderá recomendar cuidados com a alimentação do animal ou um tratamento, caso ele tenha problema de absorção de nutrientes.

Publicidade

Se a causa da coprofagia for comportamental

Se a causa for apenas comportamental, aí você precisa avaliar sua forma de educar seu cão quando ele faz as necessidades no lugar errado, pois ele nunca vai fazer isso por birra.

Você briga com ele quando ele faz isso? Limpa as fezes na frente dele? Adotou um cão que sofria abuso por causa disso e ainda não perdeu o hábito? Tudo isso faz seu cão pensar que precisa dar um jeito de esconder as fezes de você, e a forma de fazer isso é comendo.

Nesse caso, tome os seguintes cuidados para que seu cão vá perdendo o medo de fazer cocô e levar bronca, mesmo quando fizer no lugar certo:

Publicidade
  • Quando ele fizer as necessidades no lugar errado, não brigue, não bata, não o ponha de castigo;
  • Quando notar que seu cão está prestes a fazer xixi ou cocô no lugar errado, leve-o para o banheirinho e depois dê um prêmio a ele pelo bom comportamento;
  • Não recolha as fezes na frente dele, pois ele vai pensar que, de uma forma ou outra, elas precisam desaparecer;
  • Fale com o veterinário sobre a possibilidade de usar um produto para tratar coprofagia, que faz as fezes ficarem com gosto amargo ou cheiro repulsivo.

Veja também:

PODE GOSTAR TAMBÉM