remédio caseiro para Cachorro com diarreia
Crédito: Freepik
em

Cachorro com diarreia: o que pode ser e como tratar

Se as dicas de cuidados caseiros não apresentarem resultado, o cão deve ser levado ao veterinário sem demora

Publicidade

Quando os cachorros apresentam um sintoma como a diarreia é preciso ficar de olho porque algo está errado com a saúde deles. Nem sempre você tem certeza se o animal comeu algo estranho fora de casa ou se contaminou com algum parasita durante um passeio. O tratamento deve começar imediatamente para prevenir a desidratação em primeiro lugar.

Principais causas da diarreia em cães

A diarreia é um sintoma de que o cachorro está com alguma doença, estado emocional ou pode ser temporária para eliminar do organismo dele algo que comeu e fez mal. As principais causas são:

Publicidade
  • Alimento estragado;
  • Doenças intestinais;
  • Estresse ou ansiedade;
  • Ingestão de materiais não comestíveis;
  • Mudanças na alimentação;
  • Parasitas internos;
  • Reação alérgica.

Como tratar a diarreia em cachorros?

A diarreia, quando em grande quantidade, faz o corpo eliminar bastante água. Por isso, essa água precisa ser reposta, evitando que o cachorro fique desidratado e acabe precisando de internação. Além disso, é possível testar os seguintes tratamento caseiros:

Água fresca

O cão deve ter água fresca e limpa à vontade na sua tigela o dia todo, e o tutor deve incentivá-lo a ingerir bastante água para limpar o organismo.

Publicidade

Bebida isotônica

Além da água, você pode preparar um potinho com uma mistura de água e uma bebida isotônica para repor os eletrólitos. Eles costuma gostar dos sabores mais cítricos. Mas, nunca dê o suco puro de uma fruta cítrica, apenas a bebida já pronta, tipo Gatorade.

Jejum de 12 horas

Na dúvida sobre o que pode estar causando a diarreia, retire a tigela de comida do seu cão por um período de 12 horas. Como ele não está bem do sistema digestivo, não vai ficar passando fome, pois o apetite será reduzido. Esse jejum ajuda a reequilibrar o organismo, sem forçá-lo a ficar digerindo comida o tempo todo.

Dieta leve

Passadas as 12 horas, você pode oferecer ao seu cão alimentos de humanos, sem tempero, que sejam bem leves para facilitar a digestão dele, como por exemplo arroz branco cozido, abóbora cozida, batata cozida, peixe cozido (cuidado com as espinhas), peru ou frango sem pele e cozido. Não tempere e espere ficar morno para oferecer. Faça uma porção de cada vez para estar sempre fresco. Mantenha essa dieta pelos próximos 3 ou 4 dias e observe se há melhora.

Publicidade

Se depois de 4 dias, notar que a diarreia permanece e o cão parece estar mal, leve-o ao veterinário para fazer exames, pois pode ser algo mais sério.

A decoração de cada signo

Como é a decoração de cada signo

Dicas para fazer com que os filhos adultos finalmente saiam de casa

5 Dicas para fazer com que os filhos adultos finalmente saiam de casa