consertar óculos
Crédito: Freepik
em

Como consertar óculos em casa: 5 dicas para não ficar sem seus óculos

Gambiarras fazem parte da vida, e muitas vezes funcionam por um longo prazo

O parafuso dos óculos está sempre soltando? Esse problema parece não ter solução porque fica complicado ir na ótica com frequência? Quem usa óculos de sol pode passar uns dias sem eles, mas pessoas com problemas de visão necessitam de uma solução imediata para os seus óculos de grau. Além desse problema, há também outros, como quando quebra a haste ou a armação dos óculos, e quando precisa ajustar os óculos de acetato que estão ficando frouxos. Para resolver, veja esses tutoriais de como consertar óculos em casa.

Veja também: como limpar as lentes dos óculos

Dicas para consertar seus óculos em casa

Quando o parafuso dos óculos se solta, mas não se perde, tenha uma chave para colocá-lo de volta com facilidade. Se perder o parafuso também tem um truque provisório. Quando a haste de acetato quebra, pode soldar. Quando a armação quebra, pode colar.

1. Como fixar parafuso que soltou dos óculos

Essa primeira dica é para um probleminha bem comum nos óculos de sol. Com o tempo, o parafusinho na lateral da armação, que prende a haste dos óculos, pode afrouxar e cair.

Se você ainda tiver o parafuso, vale a pena investir em uma micro chave de fenda para nunca precisar levar à ótica quando acontecer de novo. Veja o truque para manter o parafuso no lugar:

2. Consertar haste solta com parafuso perdido

Já se você estiver na rua ou em outro lugar e acabar perdendo o parafuso que prende a haste dos seus óculos, vai precisar improvisar. Para isso, você pode usar a ponta de um brinco velho ou um pedacinho de palito de dentes.

Claro, essa é uma dica de conserto provisório. Assim que puder, leve para colocar um novo parafuso antes que seus óculos caiam e quebrem. Veja como fazer a dica do palito.

3. Como consertar óculos com haste de metal quebrada

Às vezes não é o parafuso que cai, mas sim, a haste que quebra bem junto da armação. Nesse caso, como geralmente a ponta da haste é de metal, a dica é utilizar um maçarico ou um isqueiro, tomando muito cuidado, para aquecer a pontinha da haste, o que vai fazer com ela fique mais maleável.

Em seguida, com essa ponta ainda quente, vai encaixar de volta na armação, bem nivelado, e deixar esfriar totalmente. Veja o passo a passo:

4. Como consertar armação quebrada usando cola instantânea

Quando a armação dos óculos é bem fina, ela pode quebrar com mais facilidade, seja por causa de uma queda, por sentar sobre os óculos ou outro imprevisto. Bem, com um pouco de paciência, delicadeza e um tubo de cola instantânea você resolve o problema em casa mesmo. Só precisa ter cuidado para não deixar cola em excesso. Veja como fazer:

5. Como ajustar hastes e armação de acetato com secador de cabelo

Se você tem óculos de acetato, e as hastes atrás da orelha estão muito frouxas, ou os óculos estão larguinhos na parte da ponte, pode usar o secador de cabelo para dar uma leve amolecida no acetato e então fazer o ajuste. Precisa ter delicadeza para não quebrar. Veja no vídeo como fazer:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
como fazer calça jeans desfiada

Como desfiar calça jeans: 6 tutoriais para renovar o guarda-roupas

pão de tapioca

Pão de tapioca: receitas fáceis e deliciosas para o café