coveiro
Créditos: Reprodução @coveiroemacao

Conheça o coveiro que faz sucesso nas redes sociais mostrando detalhes da profissão

Gleibson Roberto explica em vídeos como é o trabalho num cemitério

Publicidade

Vive na cidade de Santo Amaro, em Sergipe, o coveiro mais conhecido da internet brasileira. Gleibson Roberto gera conteúdo para o Youtube, TikTok e Kwai com o perfil @coveiroemacao.

Em vídeos feitos com a ajuda de um colega de trabalho e de uma prima, o coveiro destrincha processos, tira dúvidas e desmistifica o trabalho que apavora muita gente. Ele mesmo, quando passou no concurso há dez anos, tinha medo dos mortos e de ver caixão.

Com o tempo, Gleibson se acostumou e se tornou tão estudioso que hoje é capaz de transmitir o conhecimento adquirido para curiosos e seguidores.

Veja também: Declarada morta, bebê recém-nascida é resgatada viva ao ser desenterrada

Publicidade

“Para você ter ideia, eu exumei o meu próprio pai para ter mais espaço e resolvi postar o vídeo nas redes sociais. Foi uma boa oportunidade de mostrar às pessoas como o corpo fica após um tempo, além de explicar todo o processo”, contou ele à BBC News Brasil.

@coveiroemacao Olha o fantasma. KKKK#Amoraoproximo #fyp #foryoupage #cemitério ♬ som original – Gleibson roberto

Segundo o coveiro, vídeos de exumação são os que mais rendem, chegando a 1,5 milhão de visualizações. “Consultei um advogado para ver o que poderia ou não fazer, e agora consigo produzir esse conteúdo com ética, desmistificando uma profissão que sofre com más impressões”, explica Gleibson.

Ele mesmo roteiriza e edita o material, que é postado em maior quantidade no Kwai. A rotina de influenciador é dividida com o árduo trabalho no cemitério, que só tem mais um coveiro e não possui nem computador.

Veja também: Homem morre e cachorro de rua se despede lambendo caixão — ele o alimentava

Publicidade

YouTube video player

Gleibson resolve praticamente tudo no local e controla os processos e dados com anotações em cadernos. Como mora a 300 metros do cemitério, costuma ser chamado em casa para realizar sepultamentos e, com frequência, trabalha mais do que sua jornada oficial, das 7h às 13h.

Ele cita o auge da pandemia de Covid-19 como um momento muito difícil, com enorme carga de trabalho e dúvidas sobre os cuidados.

@coveiroemacao Abertura de uma cova concluída. #foryou #foryoupage ♬ som original – Gleibson roberto

Receoso com a exposição, não aparece de uniforme nos vídeos e não comenta com os vizinhos sobre o sucesso nas redes.

Publicidade

Mas, o coveiro é popular o suficiente para quase ter sido eleito vereador em 2020. A carreira política, no entanto, está fora dos planos. Gleibson diz que seu sonho é trocar as covas pelo Instituto Médico Legal.

PODE GOSTAR TAMBÉM