Crédito: Freepik
em

Como valorizar um imóvel: 7 cuidados que não podem faltar

Quer que os possíveis compradores ou locatários se encantem pelo seu imóvel, para poder cobrar um valor justo e mais elevado?

Publicidade

Está pensando em vender ou alugar seu imóvel, mas quer dar uma valorizada nele para poder cobrar um preço mais elevado e justo? Então observe os pequenos reparos que podem ser feitos no imóvel, que não vão gerar grandes investimentos, mas farão muita diferença na hora de negociar.

1. Renovação da pintura

Dê uma boa olhada nas paredes internas e externas do imóvel. Estão precisando de uma nova pintura, pois a atual está com manchas de sujeira? Em alguns casos, uma boa limpeza resolve. Mas, se a tinta está envelhecendo, com pequenas partes descascadas, o melhor a fazer é renovar a pintura com uma cor neutra, mais fácil de agradar à maioria das pessoas. Uma casa com pintura nova enche os olhos de quem está visitando, pois traz a sensação de imóvel novo.

2. De olho nos acabamentos

Como está o estado dos rodapés, interruptores, lâmpadas, puxadores de portas e outros acabamentos no imóvel? Sim, esses detalhes também fazem a diferença. Tudo deve estar funcionando bem e com aspecto de novo ou muito pouco usado.

Se for trocar por peças novas, lembre-se que elas devem continuar combinando com o que for permanecer. Por exemplo, se você tem um armário antigo, não vá colocar nele puxadores muito modernos que não condizem com o design vintage. Prefira um modelo retrô, que é novo, mas inspirado em modelos antigos.

Publicidade

3. Móveis, portas e janelas

Nem sempre deixar os móveis antigos no imóvel é uma boa ideia. Se forem móveis velhos e mal cuidados que você vai deixar só porque não tem onde colocar, pode dar um “tiro no pé” e acabar desvalorizando o imóvel.

Os móveis que ficarem na casa devem estar, no mínimo, em ótimo estado de conservação e funcionando normalmente.

Já as portas e janelas não precisam, necessariamente, serem trocadas. Uma boa pintura pode ser o bastante para trazer um aspecto de novo e agregar muito valor ao seu imóvel. Mas, conserte possíveis arranhões e lascados na madeira, e trincados em vidros antes de fazer a pintura.

Publicidade

4. Conserto de pisos e rejuntes danificados

Se houver pisos trincados ou quebrados, troque-os. Se os rejuntes estiverem com partes soltas, coloque novos. Se estiverem encardidos, limpe-os até ficarem na cor original. São cuidados que exigem mais tempo para corrigir, mas que vão agregar mais valor ao seu imóvel, com certeza.

5. Tratamento de mofos

Ninguém quer comprar um imóvel que sofre com umidade de forma mofo todos os anos. Se for para alugar, algumas pessoas até aceitam, mas vão querer um desconto no valor do aluguel por causa disso.

Então, antes de botar seu imóvel para negociação, trate de resolver o problema das áreas com umidade. Lembre-se que, só passar uma pintura por cima para disfarçar, não adianta.

Publicidade

Veja também: Como tirar a umidade das paredes e evitar que volte

6. Jardim vistoso

Se o seu imóvel é uma casa e tem jardim em volta, esse jardim precisa estar bonito. Afinal, é para isso que os jardins servem: deixar a casa com um visual mais agradável e acolhedor. Então, corte a grama, apare os cantos, replante flores e plantas mortas, pode até fazer um cantinho de descanso com alguns móveis de área externa. Valorize seu jardim para encantar os possíveis compradores ou locatários.

7. Conserte telhas quebradas e calhas

E o telhado do seu imóvel, como está? Se já está escuro por causa dos limos, contrate uma empresa para fazer a limpeza usando mangueira de alta pressão. Se há telhas quebradas, troque-as por novas. Lembre-se, nessa etapa, de verificar a situação das calhas. Elas devem estar limpas e funcionando perfeitamente, sem furos, partes soltas ou entupimentos.

Publicidade
Como remover mancha de xixi do colchão

Como remover mancha de xixi do colchão (e como evitar que aconteça)

significado de pesadelos constantes

Veja qual é o significado místico e espírita de ter pesadelos constantes