como acabar com umidade das paredes
Crédito: Freepik

Como tirar a umidade das paredes (e evitar que volte)

Veja quais são as soluções para remover o bolor e soluções estruturais para acabar com a umidade

Publicidade

O problema da umidade e do bolor nas paredes da casa pode ser bem mais profundo do que imagina. Mas, cada caso é um caso, e necessita de avaliação individual feita por um arquiteto ou engenheiro.

O que acontece é que a maioria das casas é feita com uma estrutura de fundação que fica diretamente em contato com o solo, que é sempre úmido. Logo, com o passar do tempo, as paredes de alvenaria vão absorvendo a umidade dessa estrutura da fundação, que vai subindo pelas paredes e formando os bolores.

Sendo assim, você até pode dar um jeitinho de remover os bolores com limpeza e pintura, mas com o passar dos meses e anos, eles vão voltar. A decisão do que fazer é sua, conforme o quanto puder ou quiser investir para solucionar esse problema. Então, veja a seguir quais são as principais soluções, da mais simples até uma reforma.

Remover bolor com água sanitária

Essa talvez seja a melhor solução paliativa entre todas. Paliativa, pois vai remover o bolor, mas não vai remover a umidade no interior das paredes.

Publicidade

Pode misturar uma parte de água sanitária com uma parte de água, colocar num borrifador, usar luvas de borracha, óculos de proteção e máscara. Depois, pegar uma escovinha, ir borrifando e esfregando.

É um pouco demorado, e deve fazer um pouco a cada dia ou semana, pois o odor é muito forte e pode causar tonturas. Faça isso sem que outras pessoas estejam por perto, em um dia de sol e com o ambiente muito arejado.

Tome cuidado, pois se usar água sanitária com cloro em paredes coloridas, vai desbotar. Essa dica é principalmente para paredes e outras superfícies brancas.

Remover bolor com água oxigenada

Outra opção de produto que pode ajudar na remoção do bolor é a água oxigenada. O melhor é usá-la em manchas menores, pois dá um pouco mais de trabalho.

Publicidade

Embeba um pano com água oxigenada, aplique sobre o bolor para molhar e deixe agir por 15 minutos. Depois esfregue bem até sair.

Esse produto também exige que use luvas e máscara de proteção, e que tome o cuidado de arejar o ambiente e não permitir que as crianças tenham acesso ao cômodo durante o procedimento.

Remover bolor com água, vinagre e álcool

Para uma misturinha mais caseira e que não vai desbotar a cor da parede, você pode misturar água morna com 1 xícara de vinagre e 1 xícara de álcool. Juntos, eles vão amolecer o mofo, remover a mancha e promover a limpeza.

Publicidade

Acabar com a umidade corrigindo a estrutura

Agora, se você quiser se ver livre mesmo da umidade e dos bolores na casa, vai precisar de soluções diferentes. De acordo com a arquiteta Daniela Fortinho, da FORM Arquitetura, o primeiro passo é contar com o auxílio de um profissional para avaliar a estrutura da casa e ajudar a determinar a melhor solução, sem gastar dinheiro à toa.

Isso é importante porque a umidade pode estar sendo causada por diferentes fatores. Pode ser um defeito no baldrame, que fica na base das paredes (parte da fundação), como também pode ser uma umidade que vem do ar. Pode estar vindo do telhado ou então de fissuras nas paredes, entre outras causas.

Depois de determinada a causa, então virá a solução, que geralmente consiste em arrancar o reboco atual e refazê-lo, utilizando um líquido impermeabilizante na mistura do reboco novo.

Publicidade

Em alguns casos, se o problema vem de baixo, pode ser necessário quebrar o primeiro metro de parede e refazer essa parte com adição de uma manta impermeabilizante (manta asfáltica). Não precisa quebrar a parede toda, só a parte de baixo, pouco a pouco. Quando essa parte fica protegida, a parte superior não vai mais absorver a umidade que vem do solo.

Essas são opções mais caras, com certeza. Porém, se a casa for própria e você contratar bons profissionais para o serviço, terá uma solução permanente e sua casa terá vida útil estendida. Além do mais, protegerá também os móveis e a saúde das pessoas.

Veja também: Como acabar com as traças na cozinha

PODE GOSTAR TAMBÉM