Como usar batata na limpeza da casa
Crédito: Freepik
em

Como usar batata na limpeza da casa: 8 Dicas fáceis

Já pensou em comprar batata para ajudar na limpeza da casa? Também é uma forma de não desperdiçar as batatas velhas.

Publicidade

Se você tem umas batatas meio passadas e que não pretende cozinhar nem replantar, use-as para ajudar a remover gordura, ferrugem e dar brilho em vários utensílios da sua casa. Acontece que a batata contém um ácido oxálico que atua nessas funções, substituindo alguns produtos de limpeza. Já pensou na economia? Vale a pena fazer o teste. Veja como usar.

1. Tirar ferrugem

Pegue uma batata crua e rale ou fatie. Pode usar a batata pura ou misturá-la com um pouco de vinagre ou bicarbonato de sódio, ou ainda, pode adicionar um pouco de cinzas de uma lareira. Em seguida é só esfregar sobre a peça enferrujada, depois limpar.

2. Desengordurar forno

Para essa dica você vai usar as cascas de batatas cozidas. Coloque-as em uma forma e leve ao forno até ficarem bem aquecidas. É o vapor das cascas que vai amolecer a gordura e facilitar a limpeza com o produto que você já costuma usar.

Publicidade

3. Dar brilho em vidros e espelhos

Essa é muito fácil. Use fatias de batata crua para esfregar nas peças de vidro e espelho da casa. Depois é só passar um pano limpo com vinagre para dar o acabamento.

Veja, no vídeo abaixo, outra receitinha caseira de limpa-vidros com batata:

4. Limpar e dar brilho em talheres

Essa dica não é com a batata em si, mas com a água do cozimento das batatas, que ainda deve estar morna. Coloque os talheres dentro da água das batatas (sem as batatas e sem sal), e deixe de molho por uns 45 minutos. Depois seque os talheres com um pano limpo e bem seco.

Publicidade

5. Limpar e dar brilho a copos e taças de vidro

Em uma bacia, misture água, vinagre e uma batata crua em rodelas. Coloque os copos e taças nessa água por alguns minutos. Depois, seque-os muito bem com um pano bem limpo e seco.

6. Polimento de prata

Para deixar seus objetos de prata mais reluzentes, esfregue fatias de batata crua neles. Depois é só usar um pano limpo e seco para remover os vestígios de batata e lustrar.

7. Limpeza de sapatos

Essa dica é para os sapatos de borracha e materiais impermeáveis. Esfregue fatias de batata crua nos sapatos, depois finalize com um pano ou escova.

Publicidade

8. Tirar manchas de cola nas mãos

Quando estiver com manchas de cola nas mãos ou outra parte do corpo, esfregue fatias cruas de batata na pele manchada. A ideia é amolecer a cola e facilitar sua remoção.

Veja também: Benefícios da batata crua para a pele do rosto

gel de babosa na bebida

Benefícios do gel de babosa na bebida: veja como tomar

Unhas com psoríase

Unhas com psoríase: conheça os sinais e como tratar