como usar argila para dor no corpo
Crédito: Freepik
em

Como usar argila para dor no corpo: benefícios e indicações

A argila tem diversas propriedades medicinais que beneficiam o corpo. Se quiser usar para relaxar os músculos, pode aplicar em casa mesmo

Publicidade

A argila é um elemento mineral riquíssimo em nutrientes e com poder antioxidante. Tanto é que se usam muito as máscaras de argila no rosto e no cabelo para renovar as células e rejuvenescer. Mas, além dessas práticas, existe a geoterapia que consiste em envolver argila quente em partes do corpo para aliviar dores e tensões.

Quando é recomendado usar argila no corpo?

A geoterapia é uma prática da medicina alternativa recomendada para aliviar a tensão do corpo muito estressado, para aliviar dor nas costas, contratura muscular e facilitar o alongamento, devido ao poder anti-inflamatório, antisséptico, analgésico, desintoxicante, mineralizante, equilibrador térmico e energético, bactericida e cicatrizante desse material.

Publicidade

Quando NÃO é recomendado usar?

Não se deve aplicar argila no corpo quando a pele está com algum ferimento exposto, sobre varizes, em casos de tendinite ou de pancadas que ocorreram em menos de 48 horas, pois pode aumentar a dor e o inchaço.

Como fazer em casa?

Se for com a intenção de promover o relaxamento, a geoterapia pode ser feita em casa. Já se for para tratar algum problema de saúde, o melhor é procurar um fisioterapeuta para garantir que obterá o efeito desejado, sem piorar a situação.

Publicidade
  1. Para fazer em casa, compre 1 pacote de 1 kg de argila verde medicinal – tem nas farmácias e lojas de produtos naturais, e misture com água morna até formar uma mistura homogênea.
  2. Depois, espalhe a argila na região do pescoço e costas, e cubra com um plástico-filme ou saco plástico para manter o calor por mais tempo. Deixe assim por 20 a 30 minutos, enquanto fica com o corpo em repouso.
  3. Para remover é só entrar no chuveiro e lavar, de preferência com água em temperatura ambiente. Por fim, se tiver a pele seca, aplique um hidratante, pois a argila resseca a pele.
Como usar o óleo de gerânio

Como usar o óleo de gerânio para aliviar os sintomas da menopausa e da TPM

miocardiopatia hipertrófica congênita

Ator Rafael Cardoso faz cirurgia para evitar morte súbita