Como tirar nó de pelo de cachorro
Crédito: Freepik
em

Como tirar nó de pelo de cachorro passo a passo

Seu cão vive com os pelos cheios de nós? Aprenda a evitar que isso aconteça e o que fazer para remover

Publicidade

Os cachorros de pelos longos precisam de cuidados especiais, pois, se não ficar de olho, os pelos se enchem de nós. Além da estética bagunçada e descuidada, os nós dificultam a autolimpeza que o cachorro faz, além de ser desconfortável para ele. Então, aprenda algumas dicas bem úteis de como tirar nó de pelo de cachorro.

Veja também: Peso ideal do cachorro conforme a raça

Como tirar nó de pelo de cachorro com dicas fáceis

Os nós no pelo dos cachorros se formam naturalmente, no dia a dia, da mesma forma que os cabelos humanos criam nós quando são friccionados ou quando não recebem a escovação e os cuidados adequados. No final do artigo você verá dicas de como evitar que os nós se formem na pelagem do seu cão. Mas, se isso já aconteceu, veja como removê-los.

Tem muito nó ou pouco?

Essa é a primeira pergunta a se fazer. Se houver uma quantidade bem grande de nós na pelagem, ou se forem nós muito grandes, a melhor opção é levar o cachorro ao pet shop para ser tosado. Quando os nós ficam muito emaranhados não há escovinha que tire, e o seu pet vai sentir dor.

Publicidade

Aplique um fluido desembaraçador de pelos

Se não tiverem muito nós, ou forem pequenos e você achar que consegue remover por conta própria, compre um fluido desembaraçador de pelos para facilitar a tarefa e para que seu cachorro não sofra na hora de remover os nós.

Escolha uma escova adequada

Esta é outra dica essencial de como tirar nó de pelo de cachorro: você precisa de uma escova adequada. Compre uma que seja resistente e com cerdas mais firmes, própria para pelagem longa de cachorros.

Quando for comprar, peça por uma escova de pino e uma rasqueadeira, para não machucar a pele do cão nem danificar a pelagem. A escova de pino ajuda a identificar o local dos nós e a rasqueadeira ajuda a desfazê-los com cuidado.

Publicidade

Tenha paciência

Nem adianta pegar seu cachorro para tirar os nós da pelagem em um dia que você está com pressa ou sem paciência. Os nós não vão ser desfeitos e você só vai se irritar mais. Esse é um processo que precisa ser feito com paciência, pouco a pouco, para não machucar seu peludo e para ser eficaz.

Segure os nós pela base

Essa dica é importante para que os pelos não arrebentem e para que seu cão não grite de dor. Você deve saber como é quando alguém puxa o seu cabelo ou escova sem cuidado. Então, segure cada nó pela base com uma mão e vá escovando devagar com a outra, pois isso amortece os puxões.

Como prevenir os nós na pelagem do cachorro?

Manter seu cão bem cuidado é essencial para prevenir os nós na pelagem dele. Isso significa que seu cão de pelo médio ou curto deve ganhar um banho toda semana e os pelos dele devem ser escovados todos os dias.

Publicidade

Além disso, é bom ter um shampoo adequado na hora do banho e também é importante que seu cão receba uma boa alimentação. Esses dois cuidados são importantes para que os pelos estejam sempre brilhosos e fortes, prevenindo a formação de nós.

E mais uma dica, quando for fazer carinho no seu cão de pelos médios ou longos, evite esfregar os dedos por todas as direções. Faça carinho sempre na direção de crescimento dos pelos, mantendo-os alinhados.

Veja também: Como tirar pelo de cachorro da roupa: 5 soluções simples

Publicidade
Arritmia sinusal

Arritmia sinusal é perigosa? Conheça os sintomas

Quem tomou a vacina pode pegar covid

Entenda porque quem tomou a vacina pode pegar covid