Como tirar gosto forte do filtro de barro
Crédito: Freepik
em

Como tirar gosto forte do filtro de barro

Talvez você esteja cuidando do seu filtro de barro do jeito errado

Publicidade

O filtro de barro brasileiro é considerado o melhor do mundo e, por isso, faz sucesso também fora do Brasil. Mas, muita gente reclama que a água fica com um gosto ruim. Isso pode acontecer quando o filtro foi acabado de comprar ou quando já está em uso há mais tempo, só que a manutenção é feita de forma inadequada. Então, veja como proceder com a manutenção do seu filtro de barro desde o dia da compra para evitar o gosto ruim na água.

Deixe o filtro de molho por 2 dias

Todo filtro de barro precisa passar por 30 dias de maturação depois que é finalizado na fábrica. Mas, muitas vezes, os filtros vão para as lojas, são vendidos e usados antes de completar os 30 dias. Com isso, a água vai ficar com gosto de barro.

Para evitar esse problema, logo quando comprar o seu filtro, deve colocá-lo de molho em água por 2 dias. Pode encher um balde grande e colocar o filtro todo lá dentro. Se não tiver como fazer isso, apenas encha o filtro com água. Vá trocando essa água 3 vezes ao longo dos 2 dias.

Deixe a vela nova de molho por 15 minutos

Uma dica semelhante vale para quando você comprar a vela nova do seu filtro. Antes de encaixar a vela dentro do filtro, coloque-a de molho em água pura por 15 minutos. Essa recomendação vem na embalagem da vela. Só depois desse tempo é que você deve começar a usá-la para filtrar a água que for tomar.

Publicidade

Lave a vela e o filtro toda semana – não use produtos de limpeza

Uma vez por semana, abra o filtro, retire a vela e lave-a, usando apenas uma esponja macia ou uma escovinha e água pura. Faça a mesma coisa com o filtro.

Separe uma esponja ou escova que sirva só para a limpeza da vela e do filtro, e não use qualquer produto de limpeza, nem mesmo detergente. Apenas água corrente da torneira.

Troque a vela por uma nova depois de 6 meses

A vela do filtro de barro tem prazo de validade. Você deve trocá-la a cada seis meses. Se você está usando sua vela por mais tempo do que isso, pode ser o motivo de a água estar com gosto ruim.

Publicidade

Troque a vela simples por uma de carvão ativado

Se, mesmo seguindo todas essas dicas acima, a água do seu filtro de barro continua com um gosto estranho, experimente substituir sua vela simples por uma vela de carvão ativado. Ela é mais cara, só que faz uma filtragem mais profunda e eficiente da água. Ao comprar essa vela, leia as instruções na embalagem.

Limpe as eflorescências do filtro

Quem já tem filtro de barro há algum tempo pode notar que, na parte externa, surgem pontinhos brancos e esverdeados semelhantes ao mofo. Na verdade, o nome dessas manchas é eflorescência.

A aparência do mofo e da eflorescência é praticamente a mesma. Mas a diferença é que o mofo é formado por micro-organismos externos, enquanto a eflorescência é formada pelo próprio material cerâmico do filtro.

Publicidade

Não espere até aparecerem as manchas para limpar seu filtro. Mas, se deixar isso acontecer, primeiro limpe as manchas com papel-toalha ou um pano limpo e macio, e depois faça a limpeza com água.

Todos os dias, passe papel-toalha ou um pano limpo e macio em volta de todo o filtro, evitando que os primeiros sinais de eflorescências se desenvolvam.

Aqui nesse vídeo do canal Mãe Independente – Helloise Liz, você confere essas e outras dicas sobre o filtro de barro, veja só:

Publicidade

 

Hábitos que pioram o colesterol

Hábitos que pioram o colesterol + dicas de como combater e prevenir

É possível trocar os padrinhos de batismo

É possível trocar os padrinhos de batismo?