como substituir amaciante de roupa
Crédito: Freepik
em

Como substituir amaciante para lavar roupas com mais economia

Seja para economizar ou para fazer escolhas mais naturais, existem outros ingredientes que deixam suas roupas macias

Os gastos de uma casa são muito altos. Contas a pagar, supermercado, feira, roupas, enfim. Na hora de lavar a roupa não é diferente, pois se quiser que suas peças fiquem bem cheirosas e macias, precisa fazer um investimento em bons produtos. Mas será mesmo? Saiba que, na verdade, é possível economizar bastante aprendendo a como substituir amaciante por produtos mais baratos e também menos nocivos ao meio ambiente, que deixam sua roupa igualmente macia.

Veja também: como tirar mancha de desodorante da roupa com vinagre

O que pode substituir o amaciante de roupas?

como substituir amaciante por vinagre e bicarbonato de sódio
Crédito: Freepik

Existem opções de amaciantes disponíveis no mercado que, por mais que sejam boas, são caras, ainda mais para quem lava roupas muitas vezes ao mês. E aí, haja dinheiro para ter a roupa sempre macia!

Você pode trocar o amaciante de roupa por vinagre ou bicarbonato de sódio, que são dois produtos menos agressivos para a natureza e que têm propriedades que permitem deixar a roupa tão macia quanto a maioria dos produtos químicos que utiliza na sua máquina de lavar.

Como substituir amaciante por vinagre

O vinagre branco é um excelente produto para utilizar no lugar do amaciante. Ele amacia mesmo as fibras dos tecidos, cumprindo muito bem o papel. Além do mais, também ajuda a limpar as peças, inclusive na remoção de manchas, e a neutralizar odores.

Quando você retirar a roupa da máquina, poderá sentir cheiro de vinagre, mas depois de secar o cheiro vai desaparecer. Aí, se quiser dar aquele cheirinho de limpo dos produtos, é só usar o produto cheiroso na hora de passar.

A dica do vinagre é muito simples. Você só precisa colocar o vinagre na gavetinha do amaciante na sua máquina, como numa lavagem normal em que usaria o amaciante. Não tem segredo. A média de quantidade varia conforme a sua máquina e o seu gosto. Para ter uma ideia, em uma máquina com capacidade para 6 quilos pode usar 100 ml de vinagre.

Usar bicarbonato de sódio

Outra opção bem prática para substituir o amaciante de roupas na lavagem é usar bicarbonato de sódio. Ele vai cumprir com a mesma função do vinagre, deixando as peças mais limpinhas e macias.

Considerando a mesma capacidade da máquina, de 6 quilos, pode usar 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Você vai colocar o produto direto na gavetinha do amaciante e deixar que a máquina faça o processo normal. Não precisa deixar nada de molho antes para que as peças fiquem mais macias.

Confira no vídeo essas duas mesmas dicas para fazer sem erro na sua casa.

Como manter a roupa macia depois da lavagem?

Muita gente acaba não gostando dessas dicas tão boas e práticas, pois percebe que a roupa saiu macia da máquina e ficou ressecada depois de horas no sol. Se você faz isso, saiba de um segredinho. Para evitar que o sol resseque as fibras dos tecidos, o ideal é secar suas roupas na sombra.

Sim, pode levar um pouco mais de tempo, mas o resultado vale a pena. Afinal, nada como sair do banho e ter uma toalha bem macia para passar no corpo. Para que o processo não seja tão demorado, escolha sempre os dias de sol para secar a roupa, e deixe o varal fora de casa, só que na sombra. Assim, o calor vai acelerar o processo, mas sem que os raios ressequem as peças.

214 Comments

Leave a Reply
  1. Olá
    Uso o vinagre seja de álcool ou de maçã nas roupas no lugar do amaciante.
    E uso amaciante em outras ocasiões como por ex. para tirar odores desagradáveis
    de xixi de animal doméstico,,,das mãos quando manuseio peixe e outros.
    Gostaria de receber dicas sobre como usar amaciante de roupa SEM SER EM ROUPAS.
    Agradeço antecipadamente
    Yara Maria.

  2. Jesus la na biblia ensina a todos como ser prudente em gastos,,esta la na carta de corintias
    Issi ai eh macunba e vai atrazar Vc mais ainda
    Jesus disse: Nao gastais dinheiro naquilo que nao eh pao! Ai vc gasta e gasta e depois fica ai apelando pra qualquer macunba que apareçe
    Mas faça o que jesus ensiniu e Vc properarar..amem?

  3. Uso sempre.. uma dica: quando chove por vários dias, a roupa não fica com aquele cheiro de umidade… coloco na lavagem e tb no enxague com o amaciante. Renova as cores, poupa sabão, retira toda a gordura da roupa, fica leve e cheirosa! Santo Vinagre!!!

  4. Elisabeth Bitencourt tudo bem? Eu já uso o vinagre branco há 3 anos, no lugar do amaciante, e também uso na maquina de lavar louça é ótimo pois os copos e talhares saem da maquina com brilho, como se fossem novos.

  5. Já utilizei em roupas de couro totalmente manchadas e brancas de mofo. Deixei de molho e repeti o processo usando simultaneamente vinagre mais bicarbonato.As roupas ficaram bem mais novas que anterior ao mofo. Ao mesmo tempo mata os fungos e bactérias. Conselho de Dermatologista deixar toalhas e roupas de molho….vinagre e/ou bicarbonato.

  6. Se usar o vinagre de alcool, são 100g numa máquina de 6 kg, se for usar o bicabornato, são 2 colheres de sopa. Colocando no compartimento que seria para o amaciante.
    Obs: usa um ou outro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
como tirar mancha de desodorante da roupa com vinagre

Como tirar mancha de desodorante da roupa com vinagre

vinagre para limpeza

Como usar vinagre para limpeza doméstica: 8 dicas que funcionam!