Amaciante concentrado
Crédito: Freepik
em

Amaciante concentrado: qual a diferença para o comum e como usar?

Esse produto é mais espesso e pode ser usado em quantidade menor para durar mais lavagens

Publicidade

O amaciante concentrado é um produto feito para economizar. Mas, por falta de conhecimento, muita gente usa esse produto na mesma quantidade dos amaciantes comuns, e aí não faz a economia que poderia ter. Veja agora qual é a diferença do concentrado para o amaciante comum, e como usá-lo de modo a render muito mais.

Amaciante concentrado x comum: qual a diferença?

Todos os tipos de amaciante servem para deixar as roupas mais macias e cheirosas, com o famoso “cheirinho de roupa limpa”. Os aromas variam para todos os gostos, e também existem diferenças na concentração dos produtos.

Amaciante concentrado

No caso do amaciante concentrado, esse produto tem mais ativos e menos água na composição. Por isso, ele deve ser diluído em uma determinada quantidade de água antes de ser colocado na máquina, pois assim você usa apenas uma quantidade pequena do produto, obtendo um resultado satisfatório em suas roupas.

Amaciante comum

Já os amaciantes tradicionais são produtos diluídos em mais água e não necessitam de ativos extras, já que são usados puros, sem diluição em água. É uma opção mais prática para quem não quer ou não se lembra de diluir a versão concentrada do produto.

Publicidade

Amaciante para roupa de bebê

Tem também o amaciante específico para roupas de bebês, que é diferente dos demais, já que é feito para a pele sensível dos pequenos. Igualmente, pode ser usado na lavagem de roupas de pessoas adultas com problemas de pele sensível.

Qual dos amaciantes vale mais a pena?

Depende da ocasião e do seu estilo de vida. O amaciante para pele sensível não tem finalidade de ser mais econômico, então, vale mais a pena só no caso de você querer um produto com ativos menos agressivos para prevenir problemas de pele ou outras alergias.

Se a sua intenção for economizar, vale a pena você ir ao mercado e verificar as opções de amaciante concentrado. Você vai notar que o preço de 1 litro do concentrado pode chegar ao dobro do litro do amaciante comum. Porém, ele rende cerca de 10 lavagens a mais, pois você usa menos quantidade por vez.

Publicidade

Mas, se você só se importa em ter um amaciante cheiroso, barato e prático, pode escolher qualquer tipo com cheirinho do seu gosto. Na hora de usar é mais prático porque é só colocar uma porção na máquina, sem diluir em água. Dependendo da quantidade que você usa por mês, pode dar na mesma do que investir em um concentrado.

Como diluir o amaciante concentrado?

Bem, você viu no tópico anterior que o amaciante concentrado deve ser diluído em água para render e economizar produto.

Também porque, como ele é mais espesso, se for jogado diretamente sobre as roupas pode ficar acumulado nas peças e manchar. É necessário diluir na quantidade certa, tanto de produto quanto de água, para que ele seja eficiente e economize de verdade.

Publicidade

Se for lavar uma máquina cheia de roupa, pode colocar 22,5 ml de amaciante na gavetinha. Ou pode esperar até a água do último enxágue, abrir a máquina e diluir o produto nessa água.

Se for lavar no tanquinho ou no balde/bacia, a quantidade de amaciante vai depender do tamanho do recipiente e da quantidade de peças. Nesse caso, você deve consultar as recomendações que estão na embalagem do produto.

Veja também: Dicas para lavar a roupa facilitando sua rotina

Publicidade
Tomar banho

Tomar banho após as refeições faz mal?

Como aliviar a rinite rápido

Como aliviar a rinite rápido: 3 dicas úteis e fáceis