em

Como se comunicar melhor em um relacionamento

Por erros e falhas de comunicação, muitos relacionamentos acabam. Veja algumas dicas para melhorar o diálogo
comunicar melhor em um relacionamento
Crédito: Pixabay

Saber como se comunicar melhor em um relacionamento é um passo importante para que o seu relacionamento funcione melhor. Ter uma boa comunicação em um relacionamento não significa apenas conversar. Você tem que aprender algumas outras coisas que vão lhe ajudar. Confira!

6 Dicas para se comunicar melhor em um relacionamento

comunicar melhor em um relacionamento como
Crédito: Pixabay

Os problemas que podem acontecer por falta de comunicação nos relacionamentos são inúmeros. Normalmente, em uma relação, as pessoas se envolvem e trazem emoções, experiências passadas e criam expectativas. É por isso que, para manter o seu relacionamento saudável e fortalecer os seus laços, você deve aprender com algumas dicas. Acompanhe.

1. Saiba ouvir

Às vezes uma pessoa pode querer falar mais para impor o seu ponto de vista em relação à determinada situação e é normal. Porém, também é necessário saber ouvir o que o outro tem para dizer. Por isso, utilize perguntas como “o que acha sobre isso?” ou “o que podemos fazer sobre isso?”. Fazer perguntas e se mostrar preocupado com a opinião do outro não só ajuda o relacionamento, mas também demonstra respeito pela outra pessoa.

2. Faça uma pausa

Se aconteceu alguma coisa dentro do relacionamento em que você se sente frustrado, tente fazer uma pausa e tirar um tempo para você pensar a respeito. Não é porque aquilo está incomodando no momento que você deve conversar imediatamente. O tempo e distância podem colocar a questão em perspectiva e permitir que a emoção da situação se dissipe.

3. Preste atenção

As formas de comunicação não são resumidas apenas nas palavras. Você deve prestar atenção, sim, no que se fala, mas também deve estar atento à comunicação não-verbal. O tom de voz, contato visual, postura, linguagem corporal e outras coisas são muitíssimo importantes.

4. Concentre-se no agora

É normal que pessoas envolvidas numa relação se desentendam por algum motivo. Apesar disso, não se deve manter ressentimentos de acontecimentos passados, porque isso acaba por atrapalhar imensamente a sua capacidade de viver e ver o agora. Ao invés de remoer o passado, encontre soluções para resolver aquilo que está pendente.

5. Aprenda a perdoar

Para aprender a se comunicar melhor em um relacionamento você tem de aprender a perdoar. Saber perdoar é um passo importante para que os problemas sejam resolvidos. Perdoar não significar esquecer, mas sim que você escolheu deixar o acontecimento para trás e seguir em frente.

6. Saiba quando seguir em frente

Se você conhece o ditado “concordar em discordar”, provavelmente é porque já passou pela situação. Se você perceber que as coisas não estão indo a lugar nenhum, seja uma discussão, um desentendimento ou até mesmo o relacionamento no geral talvez seja a hora de seguir em frente e deixar essa relação ir.

Saiba mais sobre comunicação não-violenta no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
ler e importante
Por que ler é tão importante para seu cérebro
tratamento para erisipela
Qual o tratamento para erisipela?