Como saber se o celular é original
Imagem: Freepik

Como saber se o celular é original? 5 Dicas!

É melhor verificar tudo antes de comprar e acabar no prejuízo.

Publicidade

Na hora de comprar um celular novo, você pensa em economizar ao máximo, comprando de lojas não oficiais ou de pessoas físicas? Cuidado com as fraudes! Veja como saber se o celular é original com estas dicas.

E se você pensa que não faz diferença ter um aparelho que não é original, saiba que faz sim, para evitar dores de cabeça com funcionalidades que, na verdade, não funcionam nos falsos.

Claro, entre as dicas que você vai ver a seguir, algumas são mais complicadas de observar se você for um leigo no assunto. Mesmo assim, vale a pena ficar atento para não cair em golpes de aparelhos falsificados e acabar comprando gato por lebre.

Veja também: Como configurar a impressão digital do Samsung Galaxy S23

Publicidade

1. Como saber se o celular é original pela entrada USB

Via de regra, dois tipos de entrada para carregamento dominam o padrão do mercado: o USB-C para celulares Android e o conector Lightning para iPhone. Entradas micro-USB em aparelhos atuais são um sinal de fraude.

2. Observe o design do aparelho celular

Observe a aparência do aparelho com atenção aos detalhes: veja o tamanho, as cores, o formato dos botões, disposição de câmeras, caixas de som e compare todos esses aspectos com o descrito no site oficial da marca.

3. Código de homologação da Anatel

Essa dica é bem importante e mais fácil de identificar. A Anatel é a agência brasileira responsável por homologar todos os celulares vendidos em território nacional.

Então, para saber se o aparelho é homologado, veja o número de homologação, que fica em um selo atrás da bateria. Anote esse número e pesquise no site oficial da Anatel.

Publicidade

4. Como saber se o celular é original pela capacidade de armazenamento

A quantidade de memória disponível em celulares piratas pode ser menor do que na versão original. Outro ponto importante a observar é se existe alguma entrada para cartões MicroSD.

A presença desse tipo de memória em aparelhos como o iPhone 14, o Galaxy S23 ou o Motorola Edge 30 Pro é um forte indício de que o smartphone é falso.

5. Código IMEI

Verificar este código ajuda muito a saber se o aparelho é falsificado porque se trata de um código único de identificação do telefone e você pode verificar no site da Anatel para saber se o celular é roubado ou se é homologado pela Anatel.

Publicidade

O IMEI fica na embalagem do celular ou você pode descobrir ao discar “*#06#”. Ao digitar o último caractere, a tela do celular irá exibir um ou mais códigos IMEI.

Quando tiver o código em mãos, pesquise em  consultaserialaparelho.com.br/public-web/homeSiga para saber qual é a situação do aparelho.

Veja também: ChatGPT: o que é e para o que serve?

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM