em

Como saber se estou ovulando?

Os sintomas da ovulação ajudam a perceber em que fase do ciclo menstrual você está
como saber se estou ovulando
Crédito: Freepik

Conhecer o próprio ciclo menstrual é importante por diversos motivos. Primeiro, porque fica mais fácil compreender as alterações físicas e emocionais que ocorrem ao longo do mês. Segundo, porque é possível ter maior controle para evitar ou facilitar uma gestação. A ovulação é parte essencial do ciclo, então, se surgiu a dúvida “como saber se estou ovulando?” vai poder tirá-la agora.

5 Sintomas de que você está ovulando

Todos os meses, a glândula hipófise, que fica no cérebro, estimula o ovário a amadurecer um óvulo para que ele esteja pronto para ovular, ou seja, ir para a trompa esperar por um espermatozoide. Caso não ocorra o encontro do óvulo com o espermatozoide, vai acontecer a menstruação. Caso ocorra, a mulher pode engravidar.

Então, a ovulação ocorre exclusivamente com o objetivo de que a mulher engravide. E durante esse período, o corpo apresenta sintomas físicos e emocionais, causados pelos hormônios, que começam a preparar o organismo para gerar um bebê. Veja quais são.

1. Aumento da temperatura corporal

No dia em que o folículo amadurecido ovula, ou seja, sai do ovário e vai para a trompa, a temperatura do corpo sobe um pouco. A média de aumento é de meio grau, passando de 36,5°C, que é o normal, para 37°C. Então, uma boa resposta para a pergunta “como saber se estou ovulando?” é medir sua temperatura.

2. Desconforto abdominal

É comum que na metade do ciclo menstrual, quando chega a hora da ovulação, ocorra um desconforto abdominal por causa do rompimento do folículo que estava amadurecendo o óvulo em seu interior. Dentro do folículo tem um líquido que vaza com a saída o óvulo e, quando chega ao abdômen, causa o desconforto.

3. Alteração do muco cervical

O muco cervical é uma secreção líquida que sai da vagina ao longo do mês. Ele não tem cheiro forte, nem desagradável. Sua cor vai mudando ao longo mês, de esbranquiçado para transparente, conforme a evolução do ciclo.

A função do muco cervical é ajudar na fecundação e proteger a entrada do útero para que não tenha contato com bactérias. Para cumprir com essa função, na época da ovulação esse muco fica mais reforçado, ou seja, mais gelatinoso, parecido com clara de ovo.

Então, ao ver o muco com essa aparência na calcinha, é sinal de que você está no melhor momento para engravidar, ou seja, ovulando.

4. Melhora de características físicas e emocionais

Na primeira fase do ciclo menstrual, que é quando o ovário começa a amadurecer um óvulo até o momento da ovulação, a mulher se sente melhor.

A pele responde à pergunta “como saber se estou ovulando?” ficando com uma aparência mais bonita, lisa e sem muita oleosidade. Os cabelos ficam mais brilhosos. Os lábios ficam mais rosados. Ela se sente mais bonita, corajosa, confiante e feliz.

5. Sintomas comuns da TPM

Pode-se dizer que se a mulher tem os sintomas comuns da fase pré-menstrual, ela está ovulando, afinal, a menstruação só acontece quando um óvulo maduro não foi fecundado. Os sintomas são a retenção de líquido, sensibilidade física e emocional, aumento do apetite e seios doloridos.

Nessa fase, que é a segunda metade do ciclo, quer dizer que a ovulação já ocorreu, o óvulo não fecundou e a menstruação está prestes a acontecer.

É importante saber que cada mulher vai ter esses sintomas em intensidade diferente. Algumas mais, outras menos. Então, nem sempre você vai conseguir saber com facilidade como está a sua ovulação.

Esses sintomas também serão diferentes nas mulheres que fazem uso de anticoncepcionais, pois a função dos contraceptivos é evitar que a ovulação aconteça.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

chás para cólica menstrual
6 Receitas de chás para cólica menstrual
como plantar cebola
Como plantar cebola em casa